Projeto que promove exportação ultrapassa expectativas 22/12/2010 - 09:32

Mais de cem empresas de Curitiba e Região Metropolitana já se inscreveram para obter, em 2011, atendimento gratuito do Projeto de Extensão Industrial Exportadora (PEIEX), desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).
“Isso demonstra que estamos no rumo certo”, comemora a coordenadora do núcleo de Curitiba/RMC, Cristiane Domingues Ribas. Implantado no país em 2009, o projeto orienta e treina, gratuitamente, empresas que procuram soluções para problemas gerenciais e tecnológicos que impliquem em aumento de competitividade e promovam a exportação.
Em dois anos, o PEIEX, Núcleo de Curitiba/RMC já atendeu mais de 430 empresas de micro, pequeno e médio portes, informa ainda a coordenadora. “Hoje, essas empresas estão capacitadas para ampliar suas vendas em novos mercados, competindo de maneira mais agressiva com a concorrência”, compara. Nesse período, relata Cristiane, foram identificadas, somente em Curitiba e Região Metropolitana, cerca de mil e trezentas demandas, a maioria relacionada à qualidade da gestão e da produção.
Juntos, os núcleos operacionais de Curitiba/RMC, Maringá e Londrina já atenderam cerca de 1.400 empresas, beneficiando indiretamente mais de 150 mil pessoas, de acordo ainda com a coordenadora.
Casos de sucesso
Entre as microempresas atendidas pelo PEIEX de Curitiba/RMC estão a “Stenzowski”, do ramo metal-mecânico, que aumentou seu faturamento em 50% depois de receber e implantar orientações dos técnicos.
Além disso, conseguiu contratar oito novos funcionários e passou a ter acesso a instituições como a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia, Bndes, CEF e institutos de pesquisa como o Lactec e Tecpar, entre outros. “A empresa também desenvolveu novas embalagens e passou a exportar para a África e a Bolívia”, conta ainda Cristiane.
Outros exemplos de sucesso são a “Recriar Arte”, que passou de seis para trinta funcionários e atualmente está negociando com a APEX sua participação na Copa do Mundo; o “Bar do Victor/Surgelés” desenvolveu seu planejamento estratégico e pesquisa de satisfação junto aos seus clientes e segue estruturando seu planejamento de marketing para expandir sua fatia de mercado; e a “Explay Web Agency”, empresa incubada na Universidade Positivo, que aumentou o número de clientes e vendas e passou a participar mais ativamente de rodadas de negócios e eventos da sua área de atuação.
Novas ações
No total, os 28 núcleos operacionais existentes em dez estados brasileiros já atenderam mais de 12 mil empresas, beneficiando 1,2 milhão de pessoas indiretamente. Os bons resultados do projeto foram fundamentais para que a APEX recebesse, em 2010, do International Trade Centre (ITC), instituição da Organização das Nações Unidas (ONU), o prêmio de melhor entidade de promoção comercial do mundo.
Segundo ainda Cristiane, para o próximo ano, estão previstas várias ações. Entre as principais estão: implantação de um sistema de integração nacional; a “Vitrine PEIEX”, para exposição de produtos das empresas atendidas; realização de novos workshops e atendimento por vídeo-conferência.