Projetos do “Universidade Sem Fronteiras” são tema de documentário 23/11/2010 - 16:00

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), em parceria com a TV Paraná Educativa, começou, nesta semana, a exibir um documentário sobre o programa de extensão Universidade Sem Fronteiras – USF. A primeira cidade a receber o documentário foi Ponta Grossa, durante o Encontro de Avaliação do Programa, realizado na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), na última segunda-feira (22).
Com duração de 1h17min, o documentário traz depoimentos de pessoas beneficiadas, coordenadores, orientadores e bolsistas envolvidos nos 16 projetos que foram selecionados para compor a produção. Ao todo, o USF mantém 427 projetos em 339 municípios do Estado. O critério utilizado pela equipe que produziu o documentário na escolha dos projetos foi retratar todos os subprogramas do USF: Ações de Apoio à Saúde; Apoio à Agricultura Familiar e à Pecuária Leiteira; Apoio à Produção Agroecológica; Apoio às Licenciaturas; Diálogos Culturais; Extensão Tecnológica Empresarial e Incubadora dos Direitos Sociais.
Oito profissionais participaram da produção, entre pesquisadores, jornalistas e profissionais de televisão. As pesquisas são dos jornalistas e bolsistas do programa Universidade Sem Fronteiras: Alisson Castro (reportagem), Cristina Seciuk e Nachali Dvulatk (produção), Fabiani Matos e Leandro Hammerschmidt (edição e finalização), Gladson Marques, Elson Faxina e Nelson Bucker (direção).
O documentário será exibido novamente, nesta quarta (24), em Londrina, no segundo Encontro de Avaliação do USF. No dia 3 de dezembro, o documentário será produzido em Maringá. Em breve, o documentário também será exibido na grade de programação da TV Paraná Educativa.

Projetos

Os 16 projetos que fazem parte do documentário são os seguintes: Criação agroecológica e colonial de frangos em sistemas de agricultura familiar (UEPG); Cooperativa das Costureiras da Associação de Moradores do bairro industrial do Xarquinho – Ocambick (Unicentro); Apicultura - Associativismo apícola no Município de Prudentópolis (Unicentro); Estimulação precoce de crianças prematuras e com baixo peso: habilitação dos pais (cuidador) para Aplicação de técnicas preventivas e controle de futuras complicações (UENP); Agroindústria do tomate, foco produção de tomate seco (UENP); Teatro: instrumento de reflexão histórico-crítica, interação social e prática (UENP); Fortalecimento de práticas agroecológicas em assentamentos e pequenas propriedades como elementos da construção da cadeia de produção do café orgânico no Paraná (UEL); Produção, conservação e melhoramento genético participativo de sementes: fomento à agroecologia (UEL); Implementação do SUS: ações locais na prevenção e atenção às condições crônicas, com ênfase para o câncer, entre a população de maior vulnerabilidade social do município de Paranavaí (Fafipa); Geração de Renda por meio da Formação de Cooperativas de Produção Artesanal de Produtos para Banho a partir de Matérias-primas Básicas – Gerart (Unioeste); Programa de Gestão Tecnológica Empresarial da Unidade de Lacticínio da Cooperativa de leite da Agricultura Familiar com Integração Solidária de Campo Bonito (Unioeste); Rede de sementes crioulas e de agroecologia (Unioeste); Couro de Peixe (Fafipar); Implantação e desenvolvimento de tecnologia para produção de polpa de frutas em escala comercial - Aprocor (Fecilcam); Cuidando da qualidade do leite bovino no vale do Ribeira (UFPR); e Herança Cultural:Recuperação e preservação da cultura quilombola como estratégia de fixação territorial - Kundun balê (Fundação Rureco).