Pronunciamento da secretária Lygia Pupatto durante a solenidade de assinatura do protocolo de intenções 03/03/2008 - 17:30

Para nós é uma alegria recebê-los. Primeiro, porque acredito que só vamos ter a verdadeira integração da América Latina quando conseguirmos avançar além das relações comerciais e fazer a integração através da educação e da cultura. E acredito que temos muitas coisas em comum que são desconhecidas das nossas gerações. Podemos formar uma nova geração que não tenha preconceitos e que enxergue os nossos territórios como único. E isso só conseguiremos através do intercâmbio educacional e cultural.
Com a presença das vossas universidades aqui e das nossas universidades do Estado do Paraná, com a orientação do nosso governo, tenho certeza absoluta que com empenho de todos esse trabalho será bem sucedido.
Quero dizer aos senhores que nós já estamos trabalhando - fruto de uma reunião realizada em 2007 – com a criação do Curso de Mestrado em Bioenergia, que todos nós da América do Sul poderemos compartilhar, pois é um tema que interessa a todos nós. Em conversa com o cônsul geral da Argentina, Emilio Neffa, antes de entrarmos, ele disse que há um interesse muito grande do seu país na cultura de orgânicos, que também é uma prioridade do nosso governo. Temos competência técnica nas nossas universidades para essa área e tantas outras.
Estamos propondo hoje, assinado esse convênio, para formar um grupo de trabalho para que, em 30 dias, possamos ter uma proposta concreta e comecemos a trabalhar. Acho que nós todos estamos precisando disso. Não queremos simplesmente assinar o convênio, é preciso que ele saia do papel.
Aqui também foram convidados, governador, todos os assessores de relações internacionais das nossas universidades para que nós possamos já começar a trabalhar e, além disso, ter uma proposta de intercâmbio dos nossos alunos, dos nossos professores de pós-graduação, para que possamos conseguir efetivamente a integração que todos nós sonhamos. Que nós sejamos um único continente na América Latina e possamos assim olhar o mundo como continente e não como países isolados.
Agradeço a presença de todos vocês. Além das nossas universidades e todo o nosso sistema de ciência e tecnologia, temos o Lactec e o Tecpar, que é outro grande instituto de tecnologia do Paraná, e as possibilidades de intercâmbio técnico-científico, cultural e educacional são imensas, só depende de nossa capacidade de trabalho. A presença dos senhores indica isso e de nossa parte também há essa demonstração. Esse projeto vai dar certo.