Rondon revitaliza locais de esportes e lazer no 6º dia de ações 31/07/2017 - 18:30

rondon
Nesta segunda-feira (31), a Operação Rondon 2017 desenvolveu atividades nos municípios de Carlópolis e na área rural de Ribeirão Claro. Entre as ações estão a revitalização de espaços de esportes e lazer e oficinas nas escolas municipais.

A operação, idealizada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), se desenvolve em 10 municípios do Norte Pioneiro do Paraná. O projeto tem parceria com a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

A revitalização de espaços de esportes e recreação ocorreu na Escola Municipal Júlia Sales. Os rondonistas da UEPG e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Londrina, recuperaram a pintura de jogos como amarelinha e twist. Ainda desenvolveram dinâmicas com as crianças, como contação de histórias e brincadeiras.

A coordenadora pedagógica da escola, Carolina Santos, ressaltou que as crianças estavam com a expectativa alta para receber os universitários. “As crianças da escola são muito receptivas e isso tornou o trabalho dos rondonistas mais dinâmico. Com isso, eles conseguiram desenvolver atividades que a escola não ofertava”.

Na Escola Municipal do Campo João Teodoro da Silva, área rural de Ribeirão Claro, a oficina foi sobre desenvolvimento de brinquedos, com matérias recicláveis. O minicurso ajuda as crianças a desenvolverem a imaginação, afirma a estudante de música, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Pamela Santos. “Essa oficina foi importante para ensinar às crianças noções da reciclagem e mostrar como reaproveitar materiais que seriam jogados no lixo”.

rondon
Enquanto o Colégio Estadual Rural Sebastião Leite, os alunos aprenderam a produzir fanzines (jornais alternativos) e a plantar mudas orgânicas. O tema da revista foi sobre saúde, com o objetivo de ensinar noções sobre cuidados e precauções para as crianças, segundo o estudante do mestrado em Jornalismo, da UEPG, Vinicius Biazotti. “Produzir uma fanzine também ensina as crianças a escrever, como consumir e repassar informações”.

Para o estudante Pedro Colito, de Engenharia Ambiental, da UTFPR/Londrina, o Rondon regional permite conhecer realidades que estão ao lado dos acadêmicos e durante o dia a dia não são percebidas. "Quando a gente pensa em problemas, logo vem a região Norte e Nordeste na cabeça. Com o Rondon regional, conseguimos ver os problemas do nosso lado, do nosso Estado. Não precisamos ir longe para ver a quantidade de desigualdade que ainda temos".

OPERAÇÃO RONDON 2017

A Operação Rondon ocorre até 5 de agosto em dez cidades do norte pioneiro paranaense: Jacarezinho, Siqueira Campos, Cambará, Wenceslau Braz, Santo Antônio da Platina, Barra do Jacaré, Joaquim Távora, Conselheiro Mairinck, Carlópolis e Ribeirão Claro. Além de envolver a UEPG, UEN, Unioeste, também participam a Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFR) - Campi de Campo Mourão, Cornélio Procópio, Londrina e Ponta Grossa; Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (Cescage), Universidade Positivo (UP), Faculdade Paranaense (Fapar) e União dos Escoteiros do Brasil (UEB). A ação tem apoio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), com recursos do Fundo Paraná, e Sanepar; e suporte logístico das prefeituras municipais.

rondon
rondon
rondon
rondon