Rondonistas promovem saúde preventiva em Jacarezinho 25/07/2017 - 15:25

Oficinas e palestras sobre a área da saúde dominaram o primeiro de atividades da Operação Rondon 2017, nesta segunda-feira (24), em Jacarezinho, no Norte Pioneiro do Paraná. O município e mais nove cidades da região recebem a operação promovida pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em parceria com a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). A operação segue até 5 de agosto, envolvendo cerca de 240 rondonistas.

Em Jacarezinho, equipes da UEPG e da Universidade Positivo (UP) promoveram cinco oficinas, em unidades básicas de saúde (USB), no Consórcio Público de Saúde do Norte Pioneiro (Cisnorpi) e Centros da Juventude do município. Quatro ações se voltaram para assuntos relativos à saúde, atingindo públicos diversos, desde adolescentes, usuários dos sistema público de saúde e agentes de saúde. A proposta é orientar e conscientizar a população sobre a importância da saúde preventiva.

Pela manhã, acadêmicos da UP e da UEPG ministraram oficinas focadas em direitos das mulheres e em gestão do orçamento familiar, na USB Dr. Iolando Batista. Bruna Cristina de Cristo, acadêmica do 3º de Odontologia da UP, falou sobre os direito das mulheres, onde abordou a saúde feminina, com assuntos como exames preventivos, mamografia e saúde bucal. A atividade foi realizada de forma dinâmica, como se estivem num salão de beleza. Enquanto faziam unhas e maquiagem, repassaram informações às mulheres, importantes para o seu cotidiano familiar. A estudante afirma que a experiência permite uma troca de conhecimentos e aprendizagem.

 

No período da tarde, no Cisnorpi, acadêmicas de Odontologia da UP promoveram uma oficina voltada para profissionais da área de odontologia e agentes comunitários. A atividade foi desenvolvida em forma de roda de conversa. As rondonistas e profissionais discutiram formas de prevenção de doenças e promoção de saúde bucal. Segundo elas, basicamente, são três a doenças que atingem a cavidade bucal: cárie, gengivite e mau hálito, todas decorrentes da falta de higiene e ou da assepsia incorreta da boca. Chamaram a atenção para a importância da atuação ética dos profissionais da área, detectando problemas que vão além da simples extração de dentes, assim como da educação para a saúde bucal no âmbito familiar.

No Centro da Juventude, os rondonistas desenvolveram uma atividade dinâmica com adolescentes, para tratar de temas como gravidez, drogas, sexualidade e doenças e gênero. Rosana Cristina Alonso, coordenadora do centro, afirma que a dinâmica realizada ajudou a perceber assuntos que não são tratados com tanta ênfase pela entidade. "A atividade serviu como um termômetro para avaliar o que os jovens já aprenderam e ainda precisam aprender", afirma  Rosana.  A bolsista do Centro da Juventude, Talita Carvalho, participou da oficina e conta que o tema abordado serviu para esclarecer dúvidas e ensinar sobre temas com os quais não tinha contato. O centro atende 26 bolsistas, com atividades de capacitação e esportivas, no contraturno escolar.

Nesta terça-feira (25), as oficinas serão dedicadas à área de saúde, educação e meio-ambiente. As atividades de educação tratarão temas como recursos didáticos e psicomotrocidade e serão realizadas pela manhã respectivamente no Centro de Amadores de Teatro (CAT) e na sede da Associação dos Professores do Paraná (APP). Para quarta-feira (26) estão previstas, oficinas sobre bullyng, relacionamento interpessoal, reaproveitamento de materiais recicláveis, sexualidade e gravidez na adolescência e gestão públicas, entre outros temas.

OPERAÇÃO RONDON 2017

A Operação Rondon acontece de 23 julho a 5 de agosto em dez cidades do norte pioneiro paranaense: Jacarezinho, Siqueira Campos, Cambará, Wenceslau Braz, Santo Antônio da Platina, Barra do Jacaré, Joaquim Távora, Conselheiro Mairinck, Carlópolis e Ribeirão Claro. Envolve a UEPG, UEN, Unioeste, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFR) -;Campi de Campo Mourão, Cornélio Procópio, Londrina e Ponta Grossa, Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (Cescage), Universidade Positivo (UP), Faculdade Paranaense (Fapar) e União dos Escoteiros do Brasil (UEB). A ação tem apoio da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (SETI), com recursos do Fundo Paraná, e Sanepar; e suporte logístico das prefeituras municipais.

arondon