Rondonistas reformam casa e dão dicas para evitar quedas na terceira idade 31/07/2017 - 14:38
O 5º dia de ações da Operação Rondon teve atividades nos municípios de Santo Antônio de Platina e Conselheiro Mairinck, neste último sábado (29), com oficinas de saúde e artesanatos. Em Santo Antônio de Platina, os rondonistas também auxiliaram na reforma de uma casa que abriga adolescentes em situação de risco.
A Operação Rondon 2017 é desenvolvida pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em parceria com a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em 10 municípios do Norte Pioneiro do Estado. A ação envolve 240 rondonistas de 13 instituições de ensino superior e a União dos Escoteiros do Brasil (UEB).
Os adolescentes platinenses, residentes no abrigo para adolescentes em situação de risco, tiveram sua casa reformada com a ajuda da operação. Os universitários não esperavam fazer esse tipo de ação, mas aceitaram a tarefa com muito bom grado, segundo a professora da Unioeste, Aurelinda Lopes. “Essa foi uma demanda que surgiu quando chegamos à cidade. Como não tínhamos materiais para a reforma, decidimos pedir doações para os empresários locais”.
Em Conselheiro, a oficina para terceira idade teve sessões de alongamentos e dicas para evitar quedas. Os rondonistas improvisaram um minicurso sobre como transformar meias normais em antiderrapantes, explica a estudante de odontologia Mirella Bonckoviski, da Universidade Positivo (UP). “Durante uma conversa com os idosos, nós os orientamos a usarem meias-antiderrapantes. Como eles relataram o alto custo das meias, decidimos montar uma oficina onde ensinamos como tornar as meias comuns em antiderrapantes".
Também ajudaram na produção da festa julina na Casa Lar, em Santo Antônio de Platina. O evento é tradicional na casa, mas, por falta de apoio, não iria acontecer esse ano, segundo a coordenadora da casa, Luciana Frufrek. A Casa Lar cuida de seis meninas que aguardam a adoção.
OPERAÇÃO RONDON 2017
A Operação Rondon acontece de 23 julho a 5 de agosto em dez cidades do norte pioneiro paranaense: Jacarezinho, Siqueira Campos, Cambará, Wenceslau Braz, Santo Antônio da Platina, Barra do Jacaré, Joaquim Távora, Conselheiro Mairinck, Carlópolis e Ribeirão Claro. Além de envolver a UEPG, UEN, Unioeste, UP e UEB, há também a Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFR) -; Campi de Campo Mourão, Cornélio Procópio, Londrina e Ponta Grossa; Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (Cescage) e Faculdade Paranaense (Fapar). A ação tem apoio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), com recursos do Fundo Paraná, e Sanepar; e suporte logístico das prefeituras municipais.