Secretaria participa de videoconferência em ciência e tecnologia
23/09/2011 - 15:57

O secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, participou nessa semana, de uma videoconferência sobre o Fórum Mundial da Ciência - 2013 com o secretário executivo do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luiz Antonio Elias. Além dele, o presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Jacob Palis; a presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader, e demais técnicos também participaram da discussão.

Até a realização do Fórum, cujo tema é “Internacionalização da Ciência e acesso ao conhecimento: desafios e perspectivas", alguns encontros regionais acontecerão como forma de preparo para o grande evento. Nessas iniciativas temas ligados à área científica e tecnológica serão tratados, dentre os quais: biodiversidade, desastres naturais, bioenergia, crescimento sustentável etc, contando com a participação de autoridades e profissionais envolvidos nas questões. Ao todo, cinco encontros anteciparão o evento de 2013.

O secretário Alípio, que também é vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários da Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti), destacou a importância de debater todos esses temas. “O momento é oportuno, uma vez que, países considerados desenvolvidos esgotaram seus recursos e, por isso, voltam-se para o hemisfério sul interessados nessas riquezas naturais”, explicou.

O Fórum de 2013 prevê a realização de seis conferências paralelas, seis plenárias e cinco encontros regionais, com os subtemas: recursos hídricos, energia, desastres naturais e mudança de clima, alimentos, desemprego e tecnologias, ética e avaliação científica. Promovido desde 2003 pela Academia de Ciências da Hungria, o Fórum Mundial de Ciências terá sua sexta edição, em 2013, no Brasil. Será a primeira vez que o evento, que acontece a cada dois anos, será realizado fora de Budapeste.

Na próxima semana, um novo encontro acontece e, mais uma vez, os profissionais ligados ao evento se reúnem em videoconferência para dar continuidade à discussão.