Secretário destaca conquistas da pasta 15/05/2012 - 16:00

O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, falou dos avanços da área na reunião mensal do Conselho de Reitores das Universidades Estaduais (Cruep) realizada ontem (15/5).

Leal destacou o reconhecimento da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG) pelo Sistema de Ensino Superior do Estado, vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, com a oferta de cursos de graduação e pós-graduação para oficiais. Na semana passada, o governador Beto Richa assinou o decreto credenciando a Academia Policial Militar do Guatupê (APMG) como Escola Superior de Segurança Pública, que deverá fazer parte da Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

A reestruturação do Tecpar Educação, uma unidade do Instituto de Tecnologia do Paraná que passa a ofertar cursos técnicos, na modalidade de ensino a distância, com o objetivo de criar pólos de ensino superior no Estado, foi outro tema divulgado pelo secretário.

Sobre o “Workshop Mecanismos de Cooperação União Europeia e Brasil – Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I)” realizado no começo da semana (14/5), o secretário disse que foi mais um passo para alcançar uma das metas da secretaria que é a excelência do ensino superior e destacou a importância do intercâmbio entre os países. O evento foi idealizado por ele e pelo diretor-presidente do Tecpar, Júlio C. Felix, reuniu 19 embaixadores da comunidade europeia e deve consolidar novas parcerias com as universidades. "Temos as portas abertas para firmar parcerias. Os embaixadores saíram impressionados com o nosso potencial", afirmou Leal.

O secretário falou também sobre o acordo de cooperação firmado entre a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e o Tecpar com a Sociedad para la Transformación Competitiva-Eraldaketa Lehiakorrerako Sozietatea S.A. (Spri) – a agência de desenvolvimento do País Basco. A parceria busca facilitar a formação de parques tecnológicos e a transferência de conhecimentos, especialmente no desenvolvimento de smart grids (redes inteligentes de energia), no qual o país tem muita experiência.