Secretário destaca interação de universidades e centros de pesquisa com a sociedade durante INOVATEC em Guarapuava 13/08/2014 - 11:11

Iniciou na noite de ontem (12), no auditório da Faculdade Guairacá, em Guarapuava, a feira regional Inovatec 2014. O evento, que é realizado anualmente, é destinado às indústrias e ao setor produtivo para aproximar empresários, pesquisadores e estudantes da pós-graduação das universidades da região envolvidos com tecnologia e inovação. A feira segue nesta quarta (13), no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (Acig).

A solenidade de abertura contou com a presença do secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, que destacou a importância de eventos que buscam a aproximação das universidades e centros de pesquisa com a sociedade. “Podemos destacar a Inovatec, onde instituições, empresas e pesquisadores envolvidos em projetos inovadores se encontram, buscando o diálogo entre a universidade e a sociedade, com oportunidade de apresentar, ao setor produtivo e empresarial, pesquisas e projetos, serviços e fontes de informação para o processo de inovação tecnológica”, disse.

Em seu discurso, o secretário também citou o Programa Tecnova, que conta com investimentos de cerca de R$22,5 milhões em projetos de micro e médio empreendedores na área de inovação, e o lançamento do Parque Tecnológico Virtual (PTV), que é outra ferramenta importante para a integração das universidades e centros de pesquisa com o setor produtivo. Por fim, João Carlos Gomes destacou que, em 15 de agosto, será assinado o decreto que cria o “Conta Paraná Inovação”, que garantirá recursos financeiros no orçamento da Seti para projetos e programas de inovação no Estado.

Para o vice-reitor da Unicentro, Osmar Ambrósio de Souza, a Inovatec proporciona mais visibilidade para os projetos e programas realizados pelas universidades e centros de pesquisa. “São em eventos como esse, que a sociedade fica ciente da grande quantidade de projetos e programas ligados ao setor de inovação tecnológica que as universidades e centros de pesquisa vêm realizando. Além disso, o setor produtivo também acaba se inteirando daquilo que é feito e que pode beneficiá-lo também”, explicou.

Já o diretor da Agência de Inovação Tecnológica da Unicentro (Novatec), Paulo Rogério Pinto Rodrigues, destacou que o evento possibilita maior visibilidade aos editais que incentivam a pesquisa integrada ao setor produtivo, apresentando os resultados sociais e econômicos para a região.

A Inovatec é promovida pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e Fundação Araucária, em parceria com a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e com o apoio da Faculdade Guairacá e outras entidades da região.