Secretário discute ampliação de parceria na área de ciência e tecnologia com a França
27/03/2015 - 16:40
A possibilidade de abrir novos campos de cooperação e parceria com empresas da França, além de estreitar as relações socioeconômicas e culturais entre as partes, foi destacada por Martineau que também é conselheiro de cooperação de ação cultural adjunto e responsável pela cooperação científica, universitária e tecnológica na Embaixada da França no Brasil. “ Na França temos diferentes ferramentas e queremos ampliar os processos de cooperação e abrir novas possibilidades. Temos polos de competitividade com vocação mundial e temos interesse na cooperação em inovação”, destacou Martineau.
O secretário João Carlos Gomes também enfatizou a parceria de muitos anos com a França. “O Paraná tem na área de ciência e tecnologia uma parceria antiga com a França e em pesquisa e inovação seremos grandes parceiros”, salientou.
Ramiro Wahrhaftig ressaltou a importância do segmento agropecuário no Paraná e as possibilidades de criação de uma Rede Agro de pesquisa aplicada. “O estado do Paraná tem um grande potencial em diferentes áreas e temos muitos ativos. A possibilidade de cooperação técnica bilateral nas áreas da agropecuária, indústria agroalimentar, segurança alimentar e desenvolvimento rural é de grande interesse para o Governo do Estado”, ressaltou Ramiro.
Também participaram da reunião a assessora de Planejamento do Ensino Superior na Seti, Nádina Moreno e a diretora científica da Fundação Araucária, Janesca Alban Roman.