Secretário e pró-reitores conversam sobre o projeto Rondon 28/11/2017 - 16:00

reunião
O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, recebeu os pró-reitores de extensão das sete universidades estaduais, para conversar sobre o projeto Rondon. O objetivo foi organizar as ações para 2018, que acontecerão nas quatro regiões do estado.

O secretário destacou que o Rondon em 2018 deve atender mais municípios, em todas as regiões do Paraná. “A expectativa é que sejam atendidas 40 cidades na próxima edição do projeto. A ideia é ter duas universidades organizadoras por região. Desta forma, expandimos as ações dos rondonistas e facilitamos o deslocamento das equipes”.

Durante a reunião foram discutidas novas estratégias para o desenvolvimento da Operação Rondon Paraná e o período para a execução do projeto no próximo ano. Segundo a pró-reitora de extensão da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), professora Marilisa do Rocio Oliveira, a proposta é desenvolver as atividades no meio do ano. “ O melhor momento é no fim das férias de julho e começo das aulas do segundo semestre do ano. A ideia é prestar algum tipo de auxílio em uma comunidade carente, de fazer a diferença na vida daquelas pessoas”.

Projeto Rondon Paraná

Em 2017, o projeto Rondon atuou em 10 municípios da região Norte do Paraná: Barra do Jacaré, Cambará, Carlópolis, Conselheiro Mairinck, Jacarezinho, Joaquim Távora, Ribeiro Claro, Siqueira Campos, Santos Antônio de Platina e Wenceslau Braz.

240 rondonistas atenderam cerca de 37 mil pessoas, em 1,2 mil oficinas, em 2 semanas. Foram nove instituições de ensino superior envolvidas e mais a União dos Escoteiros do Brasil (UEB-PR).

Rondon

Presença

Esteve presente também na reunião o coordenador da Unidade Gestora Fundo Paraná, Luiz Cézar Kawano; a coordenadora do Universidade Sem Fronteiras, Sandra Cristina Ferreira; o pró-reitor de extensão da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Gilberto Hildebrando; a pró-reitora de extensão de Maringá (UEM), Itana Maria de Souza Gimenes; a pró-reitora de extensão do Oeste do Paraná (Unioeste), Sandra Belotto; a pró-reitora de extensão do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), Elaine Maria dos Santos; a pró-reitora de extensão do Norte do Paraná (UENP), Simone Cristina Castanho Sabaini de Melo; o pró-reitor de extensão da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Armindo José Longhi; o diretor de extensão da Unespar, Eloi Magalhães; e Ana Paula Veber, que é membro do Núcleo Extensionistas Rondon, da UEPG.