Secretário recebe comitiva da Universidade de Tokushima 17/08/2017 - 13:46
O secretário fez uma apresentação do Sistema Estadual de Ensino Superior que tem mais de 90 mil alunos, 7,8 mil docentes e 8,7 mil agentes. Oferece 377 cursos de graduação, 175 de mestrado e 75 de doutorado. Destacou que o Paraná é um dos estados que mantém uma das melhores estruturas no que diz respeito ao ensino superior do país e o interesse do Governo do Estado em parcerias internacionais.
É a primeira vez que a delegação da Universidade de Tokushima, liderada pelo reitor Sumihare Noji, visita o Paraná. Ele ressaltou que as áreas fortes da instituição são Medicina, Odontologia, Biociências, Biotecnologia e Biogás. “Vemos uma grande oportunidade no Paraná e esperamos estreitar relações para possíveis acordos de cooperação com as universidades. Ficamos muito felizes com a estrutura de ensino que vimos aqui”, disse o reitor.
O secretário, João Carlos Gomes, convidou os pesquisadores japoneses para organizarem uma visita para conhecerem as universidades estaduais e falou da possibilidade de ser organizada, também, uma comitiva de professores e pesquisadores do Paraná para conhecerem as universidades do Japão. “O Japão é um país que temos muito interesse em firmar parcerias diante da qualidade do ensino nas universidades. O Governo do Estado já tem importantes parcerias com o Japão e queremos ampliar e fortalecer ainda mais essa relação”, afirmou.
Instituída oficialmente em 1949, a Universidade de Tokushima conta com cinco escolas de graduação e sete de pós-graduação. São mais de 7 mil alunos, oriundos do Japão e de outros países como China, Coreia do Sul e Estados Unidos.
Também participaram do encontro o coordenador de Ciência e Tecnologia (CCT) da Seti, Evandro Razzoto; o Coordenador de Ensino Superior (CES), Mário Cândido de Athayde Júnior; a assessora da CCT, Sirlei da Silveira; o presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Japão do Paraná, Yoshiaki Oshiro; o diretor adjunto de Relações Internacionais da UTFR, Carlos Cziulik e os demais integrantes da comitiva do Japão; os professores Yassuhiko Kawamura, Akihiko Tsuji, Teruaki Ito, Kiyozumi Iwamori e Natsumi Hada.