Secretário recebe representantes da Austrália 06/11/2014 - 16:00

O secretário João Carlos Gomes, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior recebeu na quarta-feira (5), Bhanuska Wanasinghe, assessor internacional de Pesquisa e Formação em Investigação da Universidade de Victória em Melbourne na Austrália. Bhanuska estava acompanhado de Roger Frankel, diretor da Frank Advice Internacional, uma organização especializada em assuntos da América Latina sediada na Austrália.

No encontro foram apresentadas as possibilidades de parceria entre a Universidade de Victória com as universidades integrantes dos sistema estadual de ensino superior do Paraná. A área de esportes , ciência do exercício e vida saudável é considerada de excelência nas universidades australianas.

Segundo Bhanuska a Universidade de Victória tem interesse em ampliar as relações internacionais com a América Latina e especialmente com o Brasil. “Atualmente 35 mil estudantes da América Latina, sendo cerca de 18 mil do Brasil, frequentam as universidades australianas. Queremos avançar nas relações institucionais estabelecidas pela pesquisa e pós-graduação. Temos vários cientistas brasileiros fazendo o pós-doutorado na austrália e estamos dispostos a cooperar em várias áreas, sempre com o objetivo de interesse mútuo”, ressaltou Bhanuska.

O secretário João Carlos esteve em Melbourne, na Austrália, no mês de março, com apoio do governo australiano, como convidado da organização do Latin America Education Symposium para uma conferência. O evento reuniu convidados do Brasil, Colômbia, Chile, México, Peru, Argentina e representantes de Organismos Financeiros Internacionais. Durante o Simpósio o secretário apresentou a estrutura e organização do sistema de ensino superior público do Brasil e especialmente do Paraná. Segundo o secretário, as universidades australianas têm padrão padrão internacional em diferentes áreas e a possibilidade de troca de experiências com as universidades brasileiras é importante para estimular a pesquisa no ensino superior, a valorização do ensino técnico e a inovação. “ As universidades brasileiras têm avançado em várias áreas, especialmente na inovação, logística e esportes. Na Universidade de Victória os laboratórios para pesquisas em atividades ligadas ao esporte são muito bem equipados e tornaram-se referência mundial favorecendo parcerias com muitos países da Europa, Ásia e Estados Unidos. O Comitê Olímpico Brasileiro estabeleceu um convênio com a universidade de Victória para projetos ligados à recuperação de atletas, entre uma competição e outra, visando os Jogos Olímpicos de 2016. Podemos ampliar nossa parceria neste segmento”, complementou João Carlos.

Roger Frankel destacou a importância da aproximação do Paraná com o Estado de Victória para o desenvolvimento de parcerias nas áreas de educação superior. “ As atividades de colaboração entre os dois estados e o intercâmbio na área educacional e de pesquisa devem ser valorizadas. A austrália está aumentando a intensidade das relações estratégicas com a América Latina”, disse Frankel.

Para abril de 2015 está prevista uma visita de uma comitiva do estado de Victória, com o objetivo de avançar nas relações de aproximação para atividades de colaboração entre os dois estados e intercâmbio na área educacional e de pesquisa.

Estiveram presentes na reunião a coordenadora de Ciência e Tecnologia da Seti, Sueli Rufini; o coordenador da Rede Seti Esportes, Francisco Paulo Trautwein; a coordenadora do Escritório para Assuntos Internacionais da UEPG, Jeane Silvane Eckert Mons; a coordenadora do Escritório de Relações Internacionais da Unicentro, Margarida Gandara Rauen; o diretor de Assuntos Internacionais da PUC, Marcelo Távora Mira; representantes do controle Interno da Seti, Yohana Diel Saheli e Jefferson Adriano Brunelli; o assessor de comunicação da Unespar, Hélio Sauthier; e Sirlei da Silveira Pinto (CCT/Seti).


,