Secretário recebe representantes das empresas juniores
05/04/2017 - 11:44
Durante a reunião foram discutidas possibilidades de parcerias e ações com o poder público, que possam ser desenvolvidas para contribuir com o processo de criação, capacitação e aceleração da rede de empresas juniores nas universidades do Estado.
As universidades estaduais do Paraná abrigam cerca de 40 empresas juniores que são instituições sem fins lucrativos, criadas por estudantes de cursos de graduação, com o objetivo de capacitar seus membros para atuar em situações que o mercado de trabalho proporciona.
O secretário João Carlos destacou a importância que as empresas juniores têm na formação acadêmica dos profissionais. “A iniciativa de criar uma empresa júnior e também de atuar em uma empresa júnior gera valores muito importantes para o desenvolvimento profissional e pessoal do aluno. Esse formato de empresa contribui para o empreendedorismo e faz com que o aluno coloque em prática o que aprendeu ao longo do curso”, disse.
Uma pesquisa realizada em 2016 pela Brasil Júnior, entidade que congrega 311 empresas juniores em todo o Brasil, em parceria com a Rede Ciências sem Fronteiras (CsF), Associação Brasileira de Estudantes (AIESEC), Brasa (Brazilian Student Association), e a Entrepreneurial Action Us (Enactus)apontou a Universidade Estadual de Maringá (UEM), como uma das dez universidades mais empreendedoras do Brasil.
Segundo o secretário a SETI pode apoiar projetos por meio do Fundo Paraná e Fundação Araucária a partir de editais que são divulgados em diferentes períodos do ano. “Podemos apoiar iniciativas e parcerias desde que seja desenvolvido um projeto para as empresas juniores (EJ), que possa ser analisado pela equipe técnica da secretaria.
A Fejepar é formada por membros das Empresas Juniores federadas, e tem como objetivo principal auxiliar e capacitar as EJ’s do estado do Paraná, por meio de pesquisas, eventos, integrações, troca de ferramentas de trabalho, entre outros. Atualmente a FEJEPAR conta com 34 empresas juniores federadas, sendo elas de Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Pato Branco e Cascavel.
Estiveram presentes na reunião o reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e presidente da Associação Paranaense de Instituições de Ensino Superior (APIESP), Carlos Luciano Sant´Ana Vargas; o coordenador geral Unidade Gestora do Fundo Paraná (UGF), Luiz César Kawano; o coordenador da Rede Seti Esportes, Francisco Paulo Trautwein; o coordenador de relações institucionais da Assessoria Especial de Juventude (AEJ), Lucas Leal; Luis Lelis também da Assessoria Especial de Juventude (AEJ); a diretora de expansão da Federação das Empresas Juniores do Estado do Paraná (Fejepar), Ana Flavia Zanon; o diretor de desenvolvimento da Federação das Empresas Juniores do Estado do Paraná (Fejepar), Silvio Bagio Neto; o presidente da JR Consultoria da UFPR, Juliano Augusto Rocha; e o presidente da Tetris empresa júnior da UTFPR, Murilo Borges.