Seminário reúne pesquisadores da Unespar 28/10/2011 - 14:00

A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) realiza o I Seminário de Pesquisa e Pós-graduação da Unespar nos dias 10 e 11 de novembro. O objetivo principal do evento é reunir os pesquisadores da Universidade Estadual do Paraná para viabilizar projetos de pesquisa em rede, visando a proposição de cursos de mestrado e doutorado – classificados como stricto sensu – para a instituição.

“Nós queremos formar grupos de trabalho e ao final do evento sair com alguns projetos definidos”, afirma a coordenadora de Ciência e Tecnologia da SETI, Sueli Rufini. Cada faculdade irá apresentar o panorama de pesquisa de cada instituição e os grupos serão formados por áreas temáticas.

De acordo com a coordenadora, todas as instituições vão mandar representantes para participar do seminário e a expectativa dos pesquisadores das faculdades com a consolidação da universidade e ampliação das atividades de pesquisa, fundamental para a aprovação de cursos de pós-graduação, é grande. “Eles se sentem fortalecidos com as novas possibilidades de financiamento para as pesquisas e a criação de cursos de pós-graduação que contribuirá para o desenvolvimento das regiões nas quais as instituições estão localizadas”, explica Sueli. O presidente da Fundação Araucária, Paulo Brofman, falará aos participantes sobre a abertura do edital para financiamento de projetos em rede.

IMPLANTAÇÃO – A Unespar é a sétima universidade pública do Estado, foi criada pela Lei Estadual 13.283, de 25 de outubro de 2001, mas ainda não está credenciada pelo Conselho Estadual de Educação.

A SETI está coordenando o processo de instalação da universidade que já tem o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o Estatuto e o Regimento definidos. Os documentos passaram por avaliação pelos docentes, alunos e agentes universitários das comunidades acadêmicas que integram a universidade e serão submetidos à apreciação do Conselho Universitário em reunião, que deverá acontecer em novembro. A expectativa é de que a universidade esteja constituída até o primeiro semestre de 2012.

A nova universidade paranaense é formada pelas faculdades estaduais de Apucarana (Fecea); Paranavaí (Fafipa); Campo Mourão (Fecilcam); União da Vitória (Fafiuv); Paranaguá (Fafipar); a Escola de Música e Belas Artes (Embap) e a Faculdade de Artes do Paraná (FAP).