Seti apoia Centro de Produção e Propagação de Organismos Marinhos de Guaratuba 26/01/2018 - 13:10
O convênio permitirá o suporte para retomada das ações e a proposta é a realização de projetos integrados viabilizando o intercâmbio didático, científico, tecnológico e cultural. “O Governo do Estado por meio do Fundo Paraná vai investir na recuperação, em novos equipamentos e bolsas de pesquisa para reativação do Centro. Um incentivo importante e que fortalecerá a pesquisa técnico-científica desenvolvida no litoral paranaense”, ressaltou o secretário.
A coordenadora do CPPOM será a professora Katia Kalko, do colegiado de Ciências Biológicas, da Unespar/Paranaguá. “Nosso trabalho será voltado para a questão ambiental, focando a educação ambiental, a propagação e o repovoamento de organismos marinhos”, afirma.
Para suprir, inicialmente, a demanda dos produtores de Guaratuba, o primeiro projeto previsto no espaço será o de produção de sementes de ostras. Atualmente, as sementes do molusco utilizadas no município são compradas no estado de Santa Catarina. Além disso, planeja-se que os pesquisadores trabalhem na produção de alevinos para repovoar a baía da região e depois estenda as ações para todo o litoral.
Segundo o prefeito de Guaratuba, Roberto Justus, a parceria de pesquisa e a reativação do CPPOM é muito importante e motivo de orgulho para todos. “É o começo de uma grande parceria com a Unespar que beneficiará a atividade pesqueira de Guaratuba”, destaca.
O convênio entre a Unespar o município terá vigência de 60 meses. Algumas garantias previstas no acordo são que algumas despesas serão custeadas pela prefeitura de Guaratuba, como a manutenção predial (água, luz, internet e telefone), a contratação ou disponibilização de três servidores e também a contratação de dois bolsistas de Ensino Médio.
A expectativa é de que outros projetos sejam implantados posteriormente. Um dos exemplos é o Couro de Peixe, vinculado ao campus de Paranaguá.
Criado em 1996, o CPPOM tem como alguns dos objetivos fomentar a aquicultura e repovoar a baía de Guaratuba com peixes.