Seti participa da inauguração de empreendimento de pesquisa e inovação 30/10/2019 - 15:59

Nesta quarta-feira (30), o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Bona, representou o governador do Estado do Paraná, Carlos Roberto Massa Júnior, na solenidade de inauguração do Laboratório de Biomateriais e Bioengenharia (LBB), no Parque Científico e Tecnológico de Biociências (Biopark), no município de Toledo, no Oeste Paranaense. Durante o evento foi anunciada a instalação do Laboratório Internacional Associado (LIA), no mesmo local.

A iniciativa confirma o acordo de produção científica, contemplando o desenvolvimento de pesquisas de biomateriais, no âmbito das Ciências Biológicas e Engenharia, com foco na área da Saúde, para dispositivos médicos, medicina regenerativa e outras áreas afins à Bioengenharia. “Essa parceria deve proporcionar benefícios com resultados aplicados, alcançando novos projetos conjuntos”, afirmou o superintendente Aldo, ressaltando o compromisso institucional e o apoio do Governo do Estado, em relação à elaboração de ações acadêmicas e científicas, que conduzem o Paraná no rumo da Inovação e do desenvolvimento sustentável.

Anunciado em abril deste ano, o LBB conta com parceria da Universidade Laval, localizada em Quebec, no Canadá; do Hospital Erasto Gaertner, por meio do Instituto de Bioengenharia; da Universidade Federal do Paraná (UFPR); e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Em seu pronunciamento, diante de autoridades e convidados canadenses, o superintendente destacou o programa Paraná Fala Francês, coordenado pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), que tem como objetivo contribuir com a internacionalização das universidades estaduais paranaenses. “Esse programa foi desenvolvido, inclusive, com apoio do Governo de Quebec, com o intuito de capacitar a comunidade acadêmica e fortalecer e ampliar as ações de cooperação internacional com países de língua francesa”, salientou Bona.

Além do LBB, o projeto prevê a realização de seminários científicos e tecnológicos, workshops especializados, simpósios e outros eventos científicos, a fim de promover a interação entre instituições e grupos de pesquisa relevantes para o Brasil e o Canadá. “Essa ação deve contribuir com as atividades de intercâmbio de conhecimento científico, principalmente os programas conjuntos de formação em nível de mestrado e de doutorado”, destacou o superintendente Aldo, em alusão aos estudantes e pesquisadores das universidades estaduais paranaenses.

BIOPARK - Primeiro parque privado do Brasil on demand side, o Biopark foi criado com o objetivo de instituir na Região Oeste do Paraná um ecossistema que contribua para a geração de trabalho, emprego e renda e para desenvolver novos negócios, voltados especialmente à qualidade de vida dos cidadãos. Essa dinâmica ocorre por meio da integração entre Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI).

PARCERIA INTERNACIONAL - O Biopark avança na constituição do Laboratório Internacional Associado (LIA), também em cooperação com a Universidade Laval. O LIA irá investir na realização de pesquisas para a prevenção de doenças sociais crônicas, como câncer, obesidade e diabetes.