Seti recebe representantes do Governo de Victoria na Austrália 22/03/2019 - 13:10

.
A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) recebeu na tarde desta quinta-feira (21) Andrea Voto-Bernales, representante a área de educação do governo de Victoria (Austrália) para a América Latina. Dando sequência a agenda de reuniões da secretaria com comitivas internacionais, foram debatidas propostas de novas parcerias entre as universidades estaduais do Paraná e o estado australiano.
 
Durante a reunião foi discutida a possibilidade de renovação do Memorando de Entendimento entre o estado do Paraná e de Victoria, que foi celebrado em 2015. O termo de cooperação entre os estados visa estabelecer novas parcerias com foco no intercâmbio estudantil, desenvolvimento e financiamento de pesquisas. Existe a possibilidade de ampliação das áreas de interesse comum focadas nos processos de inovação.
 
Para o coordenador de Ensino Superior, Elisandro Pires Frigo, a Seti tem intensificado a agenda de encontros com representantes internacionais a fim de estabelecer parcerias produtivas. “Estamos estreitando nossas relações com governos e lideranças de outros países com o intuito de utilizar o conhecimento e diversidade das nossas instituições de ensino e institutos de pesquisa para benefício mútuo”.
 
Andrea destacou que a cidade de Melbourne, capital do estado de Victoria, possui 10 universidades públicas e diferentes centros de pesquisa, perfil semelhante ao sistema estadual de ensino superior do estado do Paraná. “O governo australiano busca parcerias com países da América Latina principalmente com foco no Brasil”, ressaltou.
 
Desde 2013, o estado de Victoria realiza um processo de aproximação com o Paraná, desde então, houve avanços em atividades econômicas colaborativas e de intercâmbio na área educacional e de pesquisa nas diferentes universidades estaduais.
 
Em 2015 foi assinado o Memorando de Entendimento que aproxima os Governos, as universidades e os setores produtivos dos dois estados com o objetivo de ampliar as condições para a internacionalização das universidades estaduais e, também buscar parcerias para fortalecer o Sistema Paranaense de Ciência e Tecnologia do Governo do Estado.
 
A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), a estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e a Deakin University estabeleceram uma parceria que garantiu dupla titulação em nível stricto-sensu, na área das Ciências Agrárias e de Tecnologia. A Universidade Estadual de Londrina (UEL) firmou acordo acadêmico com a Victoria University.
 

A Fundação Araucária e a Victoria University também possuem, em parceria, um memorando de entendimento que estimula o intercâmbio de pesquisadores e estudantes de pós-graduação para o desenvolvimento de pesquisas, além da aproximação curricular entre instituições.