Simepar terá recursos para ampliar a prevenção contra desastres, no Litoral do Estado 11/10/2011 - 14:33

O governador Beto Richa autorizou, nesta segunda-feira, o repasse de 549 mil reais para a expansão do sistema de monitoramento hidrometeorológico do Litoral do Paraná. A autorização foi anunciada durante a abertura da Semana Nacional de Redução de Desastres, que pela primeira vez aconteceu no Paraná. A semana é promovida pela Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional, em parceria com os Estados. Os recursos liberados pelo governo vão permitir ao Instituto Tecnológico Simepar a ampliação do sistema meteorológico já existente. Serão instaladas 15 estações pluviométricas, 5 estações hidrológicas e 2 meteorológicas, em áreas consideradas de risco nos municípios do Litoral. A medida vai possibilitar a emissão de alertas e disparo de alarmes em caso de necessidade de evacuação de áreas, para proteger a população.

De acordo com o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, a intenção é ter futuramente uma estação pluvial por município do Estado para conhecer o clima de cada cidade.

O repasse é proveniente do Fundo Paraná de Ciência e Tecnologia, administrado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Beto Richa afirmou que o governo não vai medir esforços para prevenir desastres naturais e minimizar os efeitos de eventuais ocorrências do gênero no Estado. De acordo com o secretário nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional, coronel Humberto Viana, o Paraná é referência no País na atuação em situações de risco, como as registradas em março deste ano, quando o Litoral sofreu com enxurradas e deslizamentos de terra.

O chefe da Casa Militar do Paraná e coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Adilson Castilho, afirmou que o reconhecimento do Governo Federal é fruto de um trabalho integrado de toda a administração estadual, a partir da orientação do governador Beto Richa. O coronel afirmou ainda que durante esta semana serão realizadas palestras em escolas, reuniões com os voluntários da Defesa Civil e divulgação nos veículos de comunicação em todos os municípios do Paraná.



Com informações da Agência de Notícias do Paraná