Superintendente recebe representantes dos sindicatos unificados das universidades 17/07/2019 - 15:18

O superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Aldo Bona se reuniu nesta terça-feira (16), com representantes dos sindicatos de docentes e agentes universitários das sete universidades estaduais. Durante a reunião foram debatidas pautas como a proposta de Lei Geral das universidades, data base, nomeação de servidores e renovação dos contratos dos docentes e regime CRES.

 Sobre os contratos dos professores temporários, o superintendente informou que os pedidos de prorrogação feitos pelas universidades estaduais foram encaminhados a Casa Civil e será analisado pela Comissão de Política Salarial (CPS). Uma nova reunião da CPS está agendada para quinta-feira (18).

LEI GERAL – o prazo para a apresentação da proposta de Lei Geral das universidades foi prorrogado para o dia 15 de agosto, com o objetivo de ampliar o debater no meio acadêmico. Desde o mês de junho a minuta está sendo analisada e debatida amplamente nas instituições e pelo grupo de trabalho que reúne os pró-reitores de recursos humanos e representantes da Seti.

O superintendente Aldo Bona esclareceu que a proposta de parametrização reforça a autonomia universitária. “A minuta que está sendo construída garante que as universidades tenham pleno domínio do planejamento e execução do orçamento, fazendo com que as economias geradas pelas instituições possam ser administradas da melhor maneira”.

Bona também destacou pontos referentes ao investimento e quadro de pessoal. “Não há na proposta nenhum ponto que trate da diminuição de recursos, nosso objetivo é que a parametrização projete as estaduais em um mesmo patamar de investimentos. Também buscamos valorizar o quadro de funcionários efetivos que atuam nas universidades, reforçando as atividades de ensino, pesquisa e extensão”.

Participaram da reunião representantes do Sindicato dos Técnicos-administrativos da UEL (Assuel), Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos do Ensino Superior do Oeste do (Sinteoeste), Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Ensino de Maringá (Sinteemar), Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior da Unicentro (Sintesu) e do Sindicato dos Técnicos e Professores da UEPG (Sintespo).