Tecpar obtém patente nos EUA 17/10/2011 - 10:50

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) recebeu a primeira patente emitida pelo United States Patent Office (USPTO) dos EUA. A patente permite, com a análise das variações decorrentes da emissão de radiação infravermelha no combustível, verificar qual a percentagem da mistura de biodiesel em óleo diesel e foi desenvolvida por pesquisadores do Tecpar e professores do Departamento de Física da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

De acordo com os pesquisadores, a principal vantagem do método é facilitar o trabalho de fiscalização nos postos de combustíveis, pois é um processo bastante simples que pode ser utilizado em equipamentos portáteis.

O pedido de patente nos EUA saiu em dois anos, no Brasil, ainda aguarda o exame do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

A tecnologia, que teve como inventores os professores da UFPR, Wanderley Veiga e Cyro Ketzer Saul, e o físico Marcelo Aliske, com a colaboração dos pesquisadores do Tecpar, Giuliano Fernandes Zagonel e Bill Jorge Costa, ganha cada vez mais relevância no Brasil, especialmente a partir da aprovação da lei 11.097 do governo federal, que obriga a adição de 5% de biodiesel no óleo diesel puro até 2013. Os pesquisadores acreditam que o método deverá ser referência para o controle do combustível no país. Marcelo Aliske foi aluno do curso de especialização em sensores do Departamento de Física da UFPR, realizado com apoio do Tecpar, entre 2005 e 2006, período do desenvolvimento da pesquisa.

Agora, o Tecpar procura parcerias no Brasil e no exterior para desenvolver um equipamento portátil de medição de mistura de biodiesel utilizando esse método e pretende licenciar a patente no Brasil, nos EUA e outros países.

A patente pode ser visualizada no Catálogo de Patentes do Nitpar no link abaixo:
nitpar.pr.gov.br/catalogo-de-patentes/?pid=281