Tecpar recebe comitiva da Bélgica interessada em negócios
04/10/2013 - 12:09

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) recebeu nesta quinta-feira (4) a visita de uma comitiva de empresários e representantes de universidades da Valônia, região da Bélgica, interessada em conhecer melhor o instituto nas áreas de saúde e biotecnologia, engenharia elétrica, empresas inovadoras incubadas na Intec e o parque tecnológico virtual. A comitiva foi recebida pelo diretor-presidente do Tecpar, Júlio Felix.

A Valônia é uma das três regiões federais do país. Possui cinco províncias, 3,5 milhões de habitantes e suas principais cidades são Charleroi, Liège e Namur, a capital da região. O interesse das universidades e dos empresários em fechar acordos bilaterais de cooperação e negócios estão voltados para as áreas de agroindústria, saúde, metal-mecânica, alimentos, tecnologias verdes, transporte e logística.

Na reunião com os integrantes da comitiva, Felix fez uma apresentação geral do instituto, destacando alguns projetos, dentre eles o Parque Tecnológico Virtual do Paraná. Falou também da importância do relacionamento entre o Paraná e a Bélgica. “Podemos fazer uma aliança e estamos dispostos a cooperar, nas áreas de interesse comum, como saúde e tecnologia, com as universidades e instituições belgas”, explicou.

O embaixador da Bélgica, Jozef Smets, integrante da comitiva, ressaltou que a relação de cooperação entre a Bélgica e o Paraná vem sendo fortalecida há vários anos. “Viemos para promover a região da Valônia e sabemos que o Paraná é um estado dinâmico, com a oportunidade de novos negócios na área tecnológica. Vamos fazer um programa intensivo e criar um escritório permanente em Curitiba”, disse.

Didier Venderhasselt, cônsul geral em São Paulo, também participou da missão belga, composta ainda de Jean-Claude Marcourt, ministro da Economia, Comércio Exterior, Ensino Superior e Tecnologias Inovadoras da Região de Valônia; Diane Mievis, Relações Internacionais, Renaud Lorand, diretor do gabinete e Gael Lambinon, diretor de Comunicação.

Os demais integrantes do grupo foram Philippe Suinen, diretor-geral das agências AWEX (Agência de Exportação e Investimentos Estrangeiros da Valônia) e WBI (Wallonie-Bruxelles International), representantes da plataforma de pesquisa de WBI (Wallonie-Bruxeles International), da AWEX (Francis Kania, diretor do Departamento das Américas, Nasser Belalia, adido econômico, Sylvianne Vanboquestael, Departamento das Americas e Marina Santos, Welcome office Brasil), Fabienne Hocquet, Science Parks of Wallonia (SPOW), Cédric Bister (rede de escritórios de tranferência de tecnologias das universidades francofónes) e Eric Haubruge, vice-reitor da Universidade de Liège, além de representantes das empresas Mythra e AMB Ecosteryl, do ramo farmacêutico.