Tecpar responde dúvidas técnicas de empresas do Paraná e Rio Grande do Sul 25/09/2013 - 10:00
O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) integra a rede do Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas, que fornece gratuitamente, via internet, informações a empreendedores, micro, pequenas e médias empresas para as mais diversas questões técnicas. Para usar o serviço, basta se cadastrar no portal http://www.respostatecnica.org.br , que dispõe de mais de 10 mil respostas no banco de informação em diversos segmentos como agronegócios, indústria, serviços, eletricidade e transporte, entre outros.
Quando o cliente não encontra a informação desejada no banco de respostas, é só descrever seu problema ou necessidade para ser atendido pelos mediadores da rede, via e-mail ou telefone. O Tecpar atende clientes do Paraná e Mato Grosso do Sul, numa média de 300 solicitações por ano. Informações sobre alimentos, agricultura e fornecedores estão entre as solicitações mais frequentes, conta Elizabeth Martines, que coordena a equipe do Centro de Informação e Estudos Estratégicos que atua no projeto.
O portal existe desde 2005, mas as várias instituições que participam da rede, como o Tecpar, já ofereciam esse tipo de serviço aos empresários, só que não dessa forma integrada, lembra Elizabeth.
O objetivo da rede é fornecer respostas relacionadas a processos de fabricação, melhorias de produto e matérias-primas, visando melhorar o desempenho dos negócios, facilitar o acesso a informações e propostas de soluções tecnológicas, difundir e compartilhar o conhecimento existente nas instituições de ciência, tecnologia e inovação do país.
Em 2013, o instituto está atualizando as respostas elaboradas no período entre 2005 e 2007. “São 608 respostas técnicas que estão sendo revistas pelo Tecpar, com o objetivo de complementar e aprimorar as informações, levando em conta mudanças nas legislações, nos dados de fornecedores e nos processos”, diz a técnica.
AVALIZAÇÕES - O portal possui uma ferramenta para avaliar a satisfação dos clientes com as respostas encontradas. Elizabeth explica que esse retorno tem sido muito bom. “O instituto recebe muitos elogios pelo serviço. Isso reflete o cuidado que a equipe tem de nunca deixar ninguém sem resposta satisfatória”. Além disso, a rede do Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas facilita o contato do cliente com especialistas de universidades e institutos de pesquisas para necessidades mais específicas.
A REDE - A rede de cooperação do Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas conta, além do Tecpar, com a Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais; Instituto Euvaldo Lodi – Núcleo Regional da Bahia/Rede de Tecnologia da Bahia; Rede de Tecnologia do Rio de Janeiro; Senai/AM; Senai/RS; Universidade de Brasília – Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico; Universidade de São Paulo/Agência USP de Inovação; Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia; Ministério da Ciência e Tecnologia; e Serviço Brasileiro de Apoio ao Micro e Pequeno Empresário.
Quando o cliente não encontra a informação desejada no banco de respostas, é só descrever seu problema ou necessidade para ser atendido pelos mediadores da rede, via e-mail ou telefone. O Tecpar atende clientes do Paraná e Mato Grosso do Sul, numa média de 300 solicitações por ano. Informações sobre alimentos, agricultura e fornecedores estão entre as solicitações mais frequentes, conta Elizabeth Martines, que coordena a equipe do Centro de Informação e Estudos Estratégicos que atua no projeto.
O portal existe desde 2005, mas as várias instituições que participam da rede, como o Tecpar, já ofereciam esse tipo de serviço aos empresários, só que não dessa forma integrada, lembra Elizabeth.
O objetivo da rede é fornecer respostas relacionadas a processos de fabricação, melhorias de produto e matérias-primas, visando melhorar o desempenho dos negócios, facilitar o acesso a informações e propostas de soluções tecnológicas, difundir e compartilhar o conhecimento existente nas instituições de ciência, tecnologia e inovação do país.
Em 2013, o instituto está atualizando as respostas elaboradas no período entre 2005 e 2007. “São 608 respostas técnicas que estão sendo revistas pelo Tecpar, com o objetivo de complementar e aprimorar as informações, levando em conta mudanças nas legislações, nos dados de fornecedores e nos processos”, diz a técnica.
AVALIZAÇÕES - O portal possui uma ferramenta para avaliar a satisfação dos clientes com as respostas encontradas. Elizabeth explica que esse retorno tem sido muito bom. “O instituto recebe muitos elogios pelo serviço. Isso reflete o cuidado que a equipe tem de nunca deixar ninguém sem resposta satisfatória”. Além disso, a rede do Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas facilita o contato do cliente com especialistas de universidades e institutos de pesquisas para necessidades mais específicas.
A REDE - A rede de cooperação do Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas conta, além do Tecpar, com a Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais; Instituto Euvaldo Lodi – Núcleo Regional da Bahia/Rede de Tecnologia da Bahia; Rede de Tecnologia do Rio de Janeiro; Senai/AM; Senai/RS; Universidade de Brasília – Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico; Universidade de São Paulo/Agência USP de Inovação; Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia; Ministério da Ciência e Tecnologia; e Serviço Brasileiro de Apoio ao Micro e Pequeno Empresário.