UEL integra portal mundial de Língua Portuguesa 11/10/2013 - 15:40

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) é a única do sul do Brasil a integrar a Equipe Assessora Central responsável pela coordenação e produção do Portal do Professor de Português Língua Estrangeira (PPPLE), que será lançado no final de outubro, durante a 2º Conferência sobre o Futuro da Língua Portuguesa no sistema mundial, em Lisboa, Portugal. O papel do portal é difundir o ensino de Língua Portuguesa como língua estrangeira.

O PPPLE é uma plataforma online cujo objetivo é oferecer a professores e pesquisadores unidades didáticas e recursos audiovisuais para o ensino e a aprendizagem do português como língua estrangeira ou segunda língua. A iniciativa é uma parceria do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), representante de países de Língua Portuguesa e Sociedade Internacional de Português como Língua Estrangeira (SIPLE). Além da UEL e dos órgãos internacionais, outras instituições do país participam da iniciativa, entre elas Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

“A ideia é buscar a internacionalização da Língua Portuguesa e agregar todos os países de Língua Portuguesa”, explica a professora Viviane Bagio Furtoso, coordenadora do Colegiado do Curso de Letras, que também é coordenadora da equipe da UEL no portal. Segundo ela, junto com as instituições brasileiras estão equipes de Portugal, Moçambique e Angola. “Cada país tem uma equipe técnica que elabora as unidades didáticas que serão disponibilizadas no portal”, diz. Viviane lembra que há lugares no mundo em que o acesso a materiais didáticos para o ensino de Língua Portuguesa é restrito.

“O foco do portal é a difusão gratuita da Língua Portuguesa, a partir do trabalho conjunto das equipes nacionais para fortalecer a presença da língua no mundo”, conta a professora Viviane Bagio. Para isso, a proposta do Portal do Professor de Português Língua Estrangeira é explorar o potencial das tecnologias da informação e comunicação, como acessibilidade, amplitude de atuação, baixo custo, circularidade e flexibilidade para atender a demanda por material didático na área.