UEM realiza vestibular dos povos indígenas nesta semana 13/12/2010 - 14:54

A Universidade Estadual de Maringá (UEM), será a sede do X Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná, que acontece nos dias 16 e 17 de dezembro.
O processo seletivo se divide em várias etapas. No dia 16 (quinta-feira), está prevista a aplicação da prova oral de Língua Portuguesa. No dia 17 (sexta-feira) serão aplicadas as provas de redação e interpretação de texto e ainda, as de questões objetivas, sobre Língua Estrangeira Moderna ou Língua Indígena, Biologia, Física, Geografia, História, Matemática e Química. Os trabalhos de classificação dos candidatos começam já no dia 19, com a avaliação das redações. A divulgação dos resultados está prevista para o dia 10 de janeiro de 2011, na página da UEM, no endereço www.vestibular.uem.br/indigenas.
Neste ano, foram inscritos 280 índios, de diversas etnias. Cada uma das sete universidades estaduais do Paraná oferece seis vagas para serem disputadas exclusivamente entre os índios integrantes das sociedades indígenas do Paraná. A Universidade Federal do Paraná oferta dez vagas, que podem ser disputadas também por indígenas de outras regiões do Brasil.
Outras informações na UEM, bloco G-45, fones (44) 3011-8981 e 3011-4670, site www.vestibular.uem.br/indigenas ou e-mail vestibular@uem.br.

Permanência
A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) também assegura a permanência dos estudantes indígenas nas instituições de ensino superior do Paraná através da concessão da Bolsa Auxílio aos Estudantes Indígenas das Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES). O valor do benefício é de R$ 633,00 por mês. Para os indígenas que têm um filho ou mais sob guarda, há o acréscimo de 50% no valor mensal da bolsa. A garantia à bolsa e seus benefícios adicionais só é concedida aos alunos que apresentam frequência de 75% nas atividades acadêmicas.
Além desta bolsa auxílio, os alunos indígenas podem contar com o apoio da Comissão Universidade para os Índios (Cuia), criada em 2007 com a finalidade de viabilizar o acesso, a permanência e a conclusão dos cursos de graduação nas universidades públicas do Paraná. A Cuia também realiza o trabalho de acompanhamento didático e pedagógico dos estudantes indígenas, com o propósito de viabilizar a integração desses estudantes nos cursos.