UEM registra primeira dupla diplomação de doutorado 19/12/2016 - 14:35
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PCF), da Universidade Estadual de Maringá, registrou a primeira dupla diplomação de doutorado da UEM, com a defesa da tese de Lígia dos Santos Mendes Lemes Soares em uma solenidade realizada na última sexta-feira (16).
Lígia obteve o título de doutora pela UEM e pela Universidade de Maastricht, na Holanda, onde desenvolveu parte de sua pesquisa sobre os inibidores das fosfodiesterases, como o rolipram, descoberto e desenvolvido como um fármaco antidepressivo no início dos anos 90.
O fármaco serviu como uma molécula protótipo para a descoberta de novos compostos com potencial antiinflamatório e antidepressivo. A pesquisa feita por Lígia analisou os efeitos destes compostos nas consequências funcionais decorrentes da isquemia cerebral. O título da tese, que foi orientada pela professora Rúbia Maria Monteiro Weffort de Oliveira, é Phosphodiesterase inibitors: a pontential therapeutic approach for cerebral ischemic injury (Inibidores da fosfodiesterase: uma abordagem terapêutica potencial para lesão isquêmica cerebral).
O professor Jos Prickaerts, da Universidade de Maastricht, co-orientador no estudo, compareceu à cerimônia, que reuniu, ainda, o reitor Mauro Baesso e outras autoridades convidadas, incluindo o professor Cássio David da Silva, encarregado pela mobilidade internacional no Escritório de Cooperação Internacional (ECI) da UEM; o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, Marcos Bruschi; e o diretor do Centro de Ciências da Saúde, Roberto Cuman.