UEPG aumenta percentual para cotas sociais e exclui cotas raciais para futuros vestibulares 29/11/2013 - 15:50

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) vai aplicar mudanças na sua política de cotas para o ingresso nos cursos de graduação da instituição, mas o processo só será válido a partir de 2015. Os concursos vestibulares de 2014 (ingresso em 2015) terão reserva de vagas apenas para estudantes que tenham cursado o ensino fundamental e médio em escola pública. Deixa de existir a cota para negros exclusivamente.

A nova resolução prevê que metade das vagas oferecidas pela universidade seja destinada a candidatos pelo sistema universal e outros 50% reservadas a candidatos oriundos do ensino fundamental e médio em escola pública. Dentro desse porcentual, as cotas para negros foram extintas. Além disso, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), determinou que a porcentagem seja decrescente. Ou seja, a cada ano, o porcentual de vagas para cotistas deve ser reduzido em 5% até que chegue ao piso de 35%.

A pró-reitor de Graduação, Graciete Tozetto Góes, ressalta que a UEPG foi a primeira instituição do Paraná a implantar o regime de cotas. “Ao final desses primeiros oito anos de implantação, verificou-se que, efetivamente, ocorreu a ampliação do acesso de estudantes da escola pública na universidade”. Segundo ela, as universidades federais, na sua maioria, iniciaram essa política recentemente, tendo até 2016 para chegar ao percentual de 50% das vagas para escola pública e negros. “Entendemos que a manutenção da política de cotas é importante e necessária, ainda que com as mudanças recentemente aprovadas”.

Segundo o reitor da UEPG, Luciano Vargas, a proposta apresentada pela comissão foi submetida aos conselhos superiores e, em seguida, ao conselho universitário da UEPG, que optou pela manutenção do sistema de cotas na instituição por, pelo menos, mais oito anos, com revisão dos percentuais prevista no quarto ano de vigência.

Cotas Sociais – As demais instituições de ensino superior do Paraná também aderiram ao sistema de cotas sociais. A Universidade Estadual de Maringá (UEM) no Vestibular de Verão 2013 ofertou 1.514 vagas. Dentre essas, 20% das vagas em cada curso, turno e campus, destinam-se a candidatos que optaram pelo Sistema de Cotas Sociais. Os requisitos para ingressar nesta opção são os seguintes: ter cursado todas as séries do Ensino Fundamental e Ensino Médio completo em rede pública de ensino; não possuir diploma de curso superior e não exceder a renda bruta familiar de 1,5 salários mínimos.

Já na Universidade Estadual de Londrina (UEL), o sistema de cotas estabeleceu que 40% das vagas de cada curso de graduação, ofertadas em Processo Seletivo Vestibular pela UEL serão reservadas a estudantes que frequentaram integralmente as quatro últimas séries/anos do Ensino Fundamental e todas as séries do Ensino Médio em instituições públicas de ensino, sendo que metade deste percentual será reservada a candidatos que se autodeclararem negros.

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) reserva vagas em cada curso de graduação, em percentual definido pelo Cepe da instituição. Confira no site os números ofertados: http://cac-php.unioeste.br/cogeps/images/pdf.png.

As vagas destinadas a cotistas são para alunos oriundos de escola pública. Compreende-se como candidato cotista aquele que cursou o Ensino Médio, integral e, exclusivamente, em escola pública, e que ainda não tenha curso de graduação concluído.

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) também oferta cotas sociais. O candidato, além de ter cursado o Ensino Médio integralmente na rede pública de ensino, não pode estar cursando ou ter cursado nenhum curso superior. Neste ano foram ofertadas 236 vagas ao sistema de cotas.

No âmbito da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), o campus da Paranavaí adere ao programa de cotas sociais. As vagas são destinadas a candidatos que tenham realizados seus estudos de ensino fundamental e médio integralmente em escolas públicas e que se enquadrem na exigência do requerimento de isenção.

A cada concurso vestibular da universidade serão beneficiados com a isenção da taxa de inscrição candidatos comprovadamente carentes. O requerimento de isenção da taxa de isenção poderá ser obtido através de impressão via internet, no site www.fafipa.br ou www.fafipa.br/vestibular, ou obtendo cópia nas copiadoras da Unespar/Fafipa, no período indicado, por edital, antes do vestibular.