UEPG e Seti discutem programa de residência técnica 28/08/2015 - 10:10

A abertura de nova turma do curso de especialização em Gestão Pública, com ênfase em Sistema Único da Assistência Social, na modalidade a distância – Programa de Residência Técnica, foi discutida em reunião realizada na quarta-feira (27), na Universidade Estadual de Ponta Grossa. O reitor Carlos Luciano Sant’Ana Vargas recebeu o diretor geral, Décio Sperandio, e a assessora de Planejamento do Ensino Superior, Nádina Moreno, da Secretaria de Estado do Ensino Superior (Seti), proponente do Programa de Residência Técnica, juntamente com as secretarias de Estado da Família e Desenvolvimento Social (Sedis) e da Administração e Previdência – Escola de Governo.

O programa da Residência Técnica foi implementado com base na lei estadual de 2008 e se desenvolve em conjunto com as instituições de ensino superior paranaenses. A coordenação do curso com enfade no Sistema Único de Assistência Social está centralizada na UEPG, registrando parceria com as universidades estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM) e do Oeste do Paraná (Unioeste). A primeira turma aberta a profissionais graduados em Serviço Social, Psicologia, Direito, Ciências Contábeis, Administração, Pedagogia, Jornalismo, Secretariado e Engenharia de Computação se forma neste final de ano.

São 200 residentes e mais 400 servidores públicos que passaram por um processo de capacitação em gestão pública, com um total de 500h horas/aula. Durante o curso, desenvolveram 30 horas de semanais de atividades ligadas à sua área de formação em diversos órgãos da administração estadual. A carga horária teórica foi ministrada em ambiente virtual processado a partir do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta a Distância (Nutead) da UEPG. O curso é gratuito e os residentes que não integram o quadro de servidores públicos recebem bolsa auxílio de R$ 1,9 mil.

De acordo com a professora Solange Aparecida Barbosa de Moraes Barros, da coordenação do curso, o edital de oferta de uma nova turma de residentes na área do Sistema Único de Assistência Social deve ser lançado nos meses finais de 2015, com início de atividades em março de 2016. Ela comenta que a continuidade desse curso se deve ao sucesso do Programa Estadual de Residência Técnica que, além da área de Assistência Social, também contempla a especialização em Projetos e Obras Públicas de Edificações, igualmente sob a coordenação da UEPG. “Nesta reunião também se discutiu a extensão do curso a outras áreas da administração pública”, diz.