UEPG inicia Encontro de Fruticultura 02/08/2011 - 14:50

As culturas frutíferas da região serão debatidas, a partir desta quinta-feira (4), na quarta edição do Encontro de Fruticultura dos Campos Gerais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O encontro vai fortalecer o diálogo entre diversas instituições e o trabalho com diferentes pesquisadores, além de favorecer a divulgação de novos conhecimentos e novas tecnologias na área.

Com cerca de 150 inscritos, o evento, que vai até amanhã (5), abre oportunidade para a apresentação de novas informações sobre o cultivo, comercialização e troca de ideias com pesquisadores para agregar mais conhecimentos e fortalecer a tomada de decisão do agricultor na diversificação da fruticultura dos Campos Gerais.

Para o professor doutor Ricardo Ayub, coordenador do Encontro e do Laboratório de Biotecnologia Aplicada à Fruticultura da UEPG, a presença confirmada de público, na edição 2011 do evento, apresenta-se como um incentivo para se promover, em 2012, o Encontro Paranaense de Fruticultura, envolvendo todas as instituições de ensino e de pesquisa do Estado na área.

De acordo com o professor Ricardo palestras sobre a cultura do morango, que não teve abordagens nas edições anteriores, serão destaque. Além disso, a cultura da pera também faz parte da programação.

Ricardo ainda informa que no Paraná e, em especial nos Campos Gerais, o cooperativismo tem forte influência na organização dos produtores. Por isso, segundo ele, torna-se importante que as cooperativas paranaenses olhem com atenção o apoio aos produtores na comercialização de hortifrutigranjeiros, favorecendo a diversificação da produção. “O pequeno produtor nem sempre tem tempo para deixar sua propriedade para atender às questões comerciais”.

Outras informações sobre o encontro podem ser obtidas no endereço eletrônico: eventos.uepg.br/fruti/ e pelo telefone (42) 3220-3088.