UEPG publica editais para transferência de tecnologia na área da saúde 30/10/2013 - 14:49

A Agência de Inovação e Propriedade Intelectual (Agipi) da Universidade Estadual de Ponta Grossa, por meio do seu Escritório de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia, lançou editais para contratação de empresa interessada na transferência de tecnologia e de licenciamento para outorga de direito de uso ou de exploração exclusiva de criação protegida na área de Saúde Humana vinculado a Odontologia. Os interessados poderão acessar os editais no portal da UEPG (www.uepg.br) - seção ‘Editais /Agipi’.

O procedimento de seleção (por dispensa de licitação, para concessão de Licença de Direito de Uso e de Exploração Exclusiva em âmbito regional) é uma das ferramentas contidas na legislação estadual de Inovação, que viabiliza o processo de transferência de tecnologia para o setor empresarial de criações protegidas por patentes. As empresas interessadas deverão apresentar proposta até as 12 horas do dia 25 de novembro de 2013. As propostas serão avaliadas por um comitê técnico designado pela Agipi. O resultado do edital será publicado em 29 de novembro.

Os editais lançados pela Agipi buscam empresas interessadas na exploração de dois projetos do Setor de Saúde que resultaram no depósito de patentes. A criação denominada “Processo de obtenção e uso de polímero metacrilato quaternário de amônio com propriedades antimicrobianas para a incorporação em materiais odontológicos” tem a finalidade de incorporação de um polímero em sistemas adesivos odontológicos, com o propósito de proporcionar um efeito antimicrobiano duradouro à restauração.

A outra tecnologia ofertada se refere ao “Processo de obtenção e uso de micropartículas metacrílicas contendo clorexidina para a incorporação em cimentos de ionômeros de vidro”. O objetivo é proporcionar propriedades antibacterianas ao material odontológico, além de permitir uma liberação controlada e prolongada do fármaco. Estas tecnologias são resultados de pesquisas desenvolvidas na UEPG, e os inventores são docentes efetivos e alunos do programa de pós-graduação em Odontologia (Doutorado).