UEPG recebe inscrições para mestrado em história 27/02/2018 - 15:53

Com a oferta de até 20 vagas para o ano letivo que iniciará em agosto, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) recebe inscrições até 31 de março de 2018 para a seleção ao mestrado acadêmico em História. As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente no endereço eletrônico (http://www.pitangui.uepg.br/propesp/ppgh/). As vagas são para as linhas de pesquisa Instituições e sujeitos: saberes e práticas (10) e Discursos, representações: produção de sentidos (10). O preenchimento de todos os campos da ficha de inscrição online é obrigatório.

O candidato deverá enviar, até dia 31 de março de 2018, para o endereço (inscricaoppgh@gmail.com) um e-mail com os seguintes documentos anexados, em formato PDF ou JPG: curriculum Lattes e cópias do projeto de pesquisa; do comprovante de proficiência em língua estrangeira; cópia do histórico escolar do curso de graduação; do diploma do curso de graduação ou atestado ou certificado de que concluirá o curso até a data da matrícula; do RG e do CPF; e uma foto 3x4 recente. Não serão aceitos documentos enviados por correio ou entregues em qualquer órgão da UEPG.

Seleção e Certificados


A seleção ao mestrado será feita em duas etapas: análise dos projetos pela linha de pesquisa – de caráter eliminatório; e prova suficiência em língua estrangeira. De caráter eliminatório, a prova de suficiência será em 14 de maio, das 8h às 12h, em inglês, francês e espanhol. No ato de inscrição, os candidatos poderão apresentar certificados de aprovação em exame de proficiência em língua estrangeira, realizado por outro Programa de PósGraduação em um prazo de até dois anos, desde que reconhecido pela CAPES e aceito pelo colegiado do Programa de Pós-graduação em História (PPGH) da UEPG.

Também serão aceitos, no ato da inscrição, os certificados de proficiência em língua estrangeira – inglês, francês ou espanhol - emitidos por Instituições de Ensino Superior, desde que realizados em um prazo de até dois anos e aceitos pelo colegiado do PPGH. Ainda serão aceitos os seguintes certificados, apresentados no ato da inscrição, e realizados em um prazo de até dois anos: Test of English for Academic and Professional Purposes (TEA) - 50 pontos; Test of English as a Foreign LanguageInternet-based Test IBT (TOEFL IBT) 39 pontos; Test of English as a Foreign Language Paperbased Test PBT (TOEFL PBT) - 430 pontos; International English Language Testing System (IELTS) - 3,5 pontos; Examen de Lecture em Français Pour des Buts Académiques (ELFA) - 50 pontos; e Test de Proficiencia en la Lengua Española TEPLE 50 pontos.

De 04 a 07 de junho, realiza-se a avaliação do projeto de pesquisa. A divulgação dos resultados da prova de suficiência ocorrerá na página do programa (http://pitangui.uepg.br/propesp/ppgh) em 09 de maio de 2018. A divulgação do resultado final será feita na página do programa em 15 de junho de 2018.

As informações sobre o Programa, seus cursos, linhas de pesquisa e corpo docente – e adicionais sobre o processo de inscrição podem ser obtidas na página da internet (http://pitangui.uepg.br/propesp/ppgh/index.php).