Unicentro completa 35 anos como referência em ensino, pesquisa e extensão 13/06/2025 - 17:00
A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) vem transformando vidas no Paraná há 35 anos. Criada em 1990, a partir da fusão de duas faculdades, uma em Guarapuava e outra em Irati, a instituição cresceu, se consolidou, e hoje é uma referência em ensino superior. A instituição está presente em mais de 50 municípios, com três câmpus universitários, quatro câmpus avançados e ofertas de cursos em 31 polos de educação a distância (EAD). São 42 cursos de graduação, 18 programas de mestrado, 12 de doutorado e cinco residências profissionais.
“São 35 anos de muito trabalho, de muita união, de muita transformação, de uma universidade que vem crescendo a cada dia e, principalmente, se inserindo na sociedade”, avalia o reitor Fábio Hernandes. “Ver o que temos hoje, fazendo um comparativo com o que tínhamos no início da formação da Unicentro, demonstra que as pessoas participaram e trabalharam muito para que essa universidade se tornasse o que é hoje”, complementa o vice-reitor, Ademir Fanfa Ribas.
Atualmente, a Unicentro conta com um total de 950 pesquisas em andamento na pós-graduação, distribuídas entre 206 grupos que estudam 679 temas diferentes. “Temos um forte compromisso com a formação profissional e a inclusão social, com as atividades de pesquisa nas fronteiras do conhecimento e na formação profissional ética alinhada com o mercado de trabalho”, destaca o diretor do Centro Educacional de Desenvolvimento Tecnológico de Guarapuava (Cedeteg), Ricardo Miyahara.
No atendimento à população, os números também são significativos. Em 2025, já foram registrados mais de 5 mil atendimentos na clínica-escola de Fisioterapia; 1.143 em Fonoaudiologia; 750 na clínica de Nutrição; e cerca de 90 em Psicologia. Nas atividades ofertadas no Complexo Desportivo e Recreativo do Cedeteg, são aproximadamente 130 pacientes cadastrados. No Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres, 452 animais já foram atendidos. Além disso, outros 260 projetos de extensão estão em andamento.
“Ao longo desses anos acumulamos muitas experiências e conquistas. Deixamos de ser uma faculdade para virar uma universidade consolidada, referência em ensino, pesquisa e extensão, com, inclusive, professores renomados internacionalmente. Isso tudo é motivo de orgulho”, reflete a diretora do Câmpus Santa Cruz, Roseli de Oliveira Machado.
A comunidade universitária é formada por mais de 900 professores; mais de 500 profissionais da carreira técnico-administrativa; 6.538 estudantes matriculados nos cursos de graduação presenciais e outros 593 nas ofertas de EAD. A pós-graduação Stricto Sensu (mestrado e doutorado) registra 982 matrículas, além de 50 alunos distribuídos entre as residências profissionais. São pessoas que contribuem diariamente para que a Unicentro continue se destacando nos índices de qualidade.
A instituição é considerada a 9ª melhor universidade estadual do Brasil, segundo o Ministério da Educação (MEC). “Eu acompanhei o crescimento dessa instituição desde quando eu fui acadêmica. Como funcionária, estou aqui há 13 anos e isso, para mim, é um orgulho”, compartilha a servidora Mônica Nunes. “O crescimento da universidade é muito significativo para nossa cidade, para nossa região, para o nosso país, porque nós temos professores extremamente capacitados e agentes universitários também”.
Nas comemorações pelos 35 anos, mais do que números, a universidade celebra o crescimento. De um sonho que começou pequeno, a instituição se transformou em um legado de transformação social, acesso ao conhecimento e compromisso com o futuro do Paraná. “Pudemos rever o empenho de todas as pessoas que contribuíram e contribuem conosco. Podemos perceber a cooperação e o esforço entre as pessoas como algo determinante para a solidez que a instituição atinge hoje e isso nos serve de inspiração”, afirma o diretor do Câmpus de Irati, Ronaldo Ferreira Maganhoto.
COMEMORAÇÕES – A programação do aniversário de 35 anos da Unicentro contou com diversas atividades. Em Guarapuava, no Câmpus Cedeteg, foi realizada uma homenagem ao professor Paulo Rogério Pinto Rodrigues, que faleceu no ano passado, e agora dá nome ao miniauditório do Centro de Pesquisas Avançadas Ambientais, Bioenergéticas e Biotecnológicas (Ambiotec).
No Câmpus Santa Cruz, houve uma sessão solene do Conselho Universitário (COU) em homenagem aos 35 anos da instituição e 55 anos de ensino superior em Guarapuava; a inauguração do Painel dos Aposentados; entre outros eventos. Em Irati, dentre outras ações, foi realizada uma palestra sobre carreira e propósito e uma sessão solene do COU de 35 Anos de Unicentro e 51 anos de ensino superior no município, incluindo a outorga do título de Professora Emérita para a docente Luíza Nelma Fillus.