Unicentro discute Ciência e Tecnologia no contexto do desenvolvimento regional 29/10/2019 - 18:58

Nesta terça-feira (29), o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, professor Aldo Bona, participou de mesa redonda da VI Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe 2019), na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), em Guarapuava, no Centro-Sul do Estado. Na edição deste ano, os participantes do evento debateram o tema “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento”, a partir da troca de experiências entre gestores públicos e pesquisadores. O Siepe 2019 teve início no dia 28 de outubro e segue até dia 1º de novembro com atividades em todos os campi e unidades avançadas da Unicentro.

Para o professor Aldo, Ciência, Tecnologia e Inovação (ICT) se alinham ao bem-estar da comunidade sob as bases locais e regionais, considerando o desenvolvimento um atributo dinamizador de contextos sociais, políticos e econômicos. “O intuito é provocar para que a universidade esteja, efetivamente, ocupada com questões do entorno, uma vez que ela desenvolve a pesquisa e a extensão, voltadas às soluções de problemas locais e regionais”, disse o superintendente, destacando as oportunidades para socializar experiências e estreitar, cada vez mais, os laços institucionais.

A mesa redonda contou ainda com a participação do prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, que destacou o potencial guarapuavano para a pesquisa, assim como a importância de engajamento da comunidade universitária na consolidação de um ecossistema de inovação na cidade. “Com essa aproximação, vamos aproveitar a troca de experiências para fazermos de Guarapuava uma protagonista no ambiente da pesquisa. Temos todas as condições de assumirmos esse compromisso”, afirmou.

Durante o debate, o prefeito Cesar Filho ainda enfatizou o papel das instituições de pesquisa científica e tecnológica (ICTs), como integradoras desse ambiente inovador, a exemplo do Instituto para Pesquisa do Câncer e do Centro de Inovação, ambos em construção na cidade. “Podemos captar boas iniciativas de fora, com editais abertos, mas precisamos criar aqui iniciativas que possam crescer conosco”, salientou o chefe do Executivo Municipal, ressaltando o papel das universidades no surgimento de iniciativas inovadoras locais.

Também participaram do debate o reitor da Unicentro, Osmar Ambrósio de Souza; a reitora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), Fátima Aparecida da Cruz Padoan; o reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Julio César Damasceno; o reitor da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Sérgio Carlos de Carvalho; o pró-reitor de Pesquisa e Pós Graduação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Giovani Marino Fávero. Além deles, Marco Antônio Zago, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e coordenador do Centro de Terapia Celular da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da Universidade de São Paulo (USP), que é ex-reitor da USP e ex-secretário de Estado da Saúde de São Paulo; e Arnaldo Martínez, vice-reitor da Universidad Nacional de Canindeyú (Unican), no Paraguai, participaram da mesa redonda.