Unioeste coordenará no Brasil projeto multicêntrico 26/09/2013 - 15:50

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) será a coordenadora do grupo regional Brasil no desenvolvimento de um novo projeto aprovado pela Comissão Europeia, aprovado na última chamada do Programa Erasmus Mundus, que deu origem ao consórcio Eureka SD.

A proposta consiste em fortalecer a cooperação, o compartilhamento de conhecimentos e pesquisas entre Instituições da América Latina e da União Europeia. O principal objetivo da Eureka SD é a promoção de intercâmbio e mobilidade de pesquisadores pertencentes aos países da União Europeia e da América Latina, na área acadêmica, científica, em inovação e criação de espaços para projetos de negócio, fundamentado na transdisciplinalidade, originando uma nova rede científica denominada Eureka International.

A Unioeste é membro deste projeto por meio do Laboratório de Bioinformática (LABI), do campus de Foz do Iguaçu, desde 2008. O coordenador da área computacional do LABI da Unioeste, professor Renato Bobsin Machado, participou da reunião do Eureka no ano de 2011, em Santander na Espanha, e afirma que as instituições participantes são muito sérias e motivadas, razão pela qual a proposta foi aceita na competitiva Comissão Europeia. "As contribuições do projeto serão muito importantes para a Unioeste, assim como para as demais instituições participantes”, enfatiza. Mais de vinte instituições da América Latina (AL) e União Européia (UE) são parceiras do programa que será coordenado pela Universidade de Oldenburg (Alemanha) e co-coordenado pela Universidade do Oeste do México.

Reconhecimento - Segundo o professor Renato, a Unioeste, que será beneficiada pelo projeto, obteve esse privilégio em função da participação ativa e inovadora do LABI. Para isso foram fundamentais os indicadores e a experiência que esse laboratório alcançou em 10 anos somando mais de 240 artigos publicados em revistas, congressos, simpósios e outros; produção técnica, nos últimos três anos, contemplando três patentes e quatro registros de software. As principais áreas de pesquisa do LABI contemplam a Análise Inteligente de Dados e a Telemedicina.

De acordo com a coordenadora geral do LABI, professora Huei Diana Lee, "a participação da Unioeste no projeto Eureka SD enaltece a nossa universidade, tanto no âmbito nacional, quanto internacional. Resultados como este somente são possíveis com trabalho sério, comprometimento e com verdadeiros princípios e postura ética”, explica.

Está prevista dentro das ações da Eureka SD, a promoção e a organização de 315 processos de mobilidade de pesquisadores entre as Instituições participantes, em todos os níveis educacionais e administrativos, com o alvo no compartilhamento dedicado à educação e à pesquisa das áreas de apoio ao tema Desenvolvimento Sustentável.

O coordenador da área médica do LABI, professor Wu Feng Chung, salienta a abrangência do projeto. “O projeto pode trazer benefícios para diversas linhas e grupos de pesquisa da Unioeste no tocante a realização de pesquisas e compartilhamento de experiências e conhecimento”, comenta.

Eureka SD - A rede Eureka Iberoamerica consiste em um projeto científico do Programa Ibero-Americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (Cyted).

O projeto Eureka SD criará seis grupos regionais na América Latina, garantindo a descentralização e a otimização da gestão de projetos organizando o fomento à cooperação e a aplicação dos critérios da mobilidade dos cientistas, além da associação de empresas e de outras Instituições de Ensino Superior, organizações governamentais e não governamentais.

No período de 30 de setembro a 1º de outubro de 2013 ocorrerá a reunião de abertura do projeto Eureka SD, em Oldenburg, Alemanha. Nessa oportunidade, a Unioeste será representada pelo diretor de convênio, professor Douglas André Roesler.

Consórcio – Fazem parte do consórcio as seguintes universidades. Do lado europeu: a Vrije Universiteit Brussel (Bélgica), Universidade de Varna (Bulgária), da Universidade de Granada (Espanha), Universidade de Jaen (Espanha), Universidade de Oviedo (Espanha), Universite Paris Dauphine (França), Universidade de Ulster (Reino Unido) e a Universidade de Coimbra (Portugal).

Na América Latina: Universidad Nacional de Mar del Plata (Argentina), Universidad Nacional del Nordeste (Argentina), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Brasil), Universidad del Magdalena (Colômbia), Universidad Antonio Nariño (Colômbia), Universidade Central "Marta Abreu "de Las Villas (Cuba), Universidad del Valle de Guatemala (Guatemala), Universidad Tecnológica de Honduras (Honduras), Universidade Católica Redemptoris Mater (Nicarágua), Universidade Tecnológica de El Salvador (El Salvador).