Unioeste inaugura Centro de Pesquisa em Avicultura em Marechal Cândido Rondon 12/09/2016 - 16:21

Na última quinta-feira (8), no campus de Marechal Cândido Rondon da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), foi inaugurado o Centro de Pesquisa em Avicultura, na Fazenda Experimental Professor Antônio Carlos dos Santos Pessoa, em parceria com a empresa multinacional Evonik Industries, sediada na Alemanha. O espaço irá servir para pesquisas em Aviculturas dos projetos do Grupo de Estudo em Metabolismo e Desempenho de Aves (GEMADA). O investimento no valor de R$ 224.036,80 faz parte do “University Program“, programa de incentivo à pesquisa universitária instituído pela Evonik.
 
O secretário em exercício da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Décio Sperandio, destacou a importância do processo de cooperação entre universidades e as empresas. “Na cooperação, visando a inovação tecnológica, deve estar fortemente presente o setor produtivo com a academia e o governo do Estado. É desta forma que a SETI tem incentivado os programas, projetos e ações de cooperação técnico científica. Também, especificamente, é necessário que as empresas acreditem no potencial científico das universidades e elas, por sua vez, darão respostas a demanda solicitada”, disse Décio Sperandio.
 
O Centro conta com uma área de 715 m², sendo um aviário de 455m², com 114 box individuais, incluindo sistema de refrigeração adiabático evaporativo e salas anexas. O local terá uma sala de ração, uma com freezer, um laboratório de processamento de carne, laboratório para análises e sala de metabolismo.  Por meio deste programa de incentivo à pesquisa, a empresa desempenha diversas atividades no meio acadêmico, promovendo a interação entre indústrias, universidades e empresas produtoras de carne. Além disso, o "University Program" oferece suporte técnico em projetos de mestrado e doutorado, bem como participações em bancas de avaliações.
 
O diretor geral do Campus de Rondon, Davi Félix Schreiner, destacou que se trata de um empreendimento de suma importância para a Universidade, na medida que proporciona um espaço para ensino, pesquisa e extensão na formação dos profissionais de graduação, mestrado e doutorado. “O Centro de Pesquisa é um espaço onde nós vamos produzir conhecimento, tecnologia, inovação e, por meio de parcerias, transferir este conhecimento para os setores produtivos”, enfatizou.
 
Estiveram presentes no evento o secretário em exercício da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, professor Decio Sperandio; o diretor do Centro de Ciências Agrárias, professor Nardel Luiz Soares; o diretor do Núcleo de Estações Experimentais, professor Eurides Kuster Macedo Júnior; o diretor-presidente da Fundação Universitária do Campus de Marechal Cândido Rondon (Fundecamp), professor José Ângelo Nicácio; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unioeste, Silvio Cesar Sampaio; o pró-reitor de Planejamento, Gerson Henrique da Silva; o Secretário Municipal de Agricultura Política Ambiental, Vilmar Mantovani e o diretor- vice-presidente da Cooperativa Agroindustrial Copagril, Eloi Podkova, representando as empresas e cooperativas parceiras da Unioeste, Campus de Marechal Cândido Rondon.
 
RondonAvicultura1
   
RondonAvicultura3