Universidade de Ponta Grossa realiza festival nacional de teatro 03/10/2012 - 14:40

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realiza entre os dias 6 e 14 de novembro o Festival Nacional de Teatro (Fenata), que reúne peças de vários Estados brasileiros, em mostra competitiva e não competitiva. A edição deste ano comemora os 40 anos da universidade.

Os grupos de teatro selecionados na categoria adultos vão se apresentar no auditório A do Cine-Teatro Ópera; as peças infantis serão encenadas no Teatro Marista. Haverá apresentações também no calçadão da Rua Coronel Cláudio. No auditório B do Cine-Teatro Ópera terá espetáculos de bonecos.

O festival será aberto com a peça “De malas prontas para lugar nenhum”, que registra o lançamento do primeiro Fenata. Será feito também o lançamento do selo 2012: O Ano da Cultura na UEPG. Sem usar uma única palavra, a peça impressiona por onde passa, usando uma linguagem universal. De autoria e com direção do espanhol Pepe Nuñez, a comédia traz no elenco Vanderleia Will e Lily Cursio.

Com várias premiações, De Malas Prontas é a presença nos palcos da Cia Catarinense Pé de Vento Teatro. A comédia conta a história de duas mulheres obrigadas a compartilhar o mesmo banco de um aeroporto. É uma situação que, rapidamente, gera conflitos e leva a uma guerra. Na peça, o humor determina o ambiente para se tratar dos conflitos do cotidiano. É uma crítica à irracional violência do dia a dia.

A história do festival começa em novembro de 1973. O festival marcou a memória das gerações dos anos 70 e 80 e se firmou como um dos mais tradicionais festivais de teatro do país. Antes chamado Festival Nacional de Teatro Amador, tem destaque hoje no calendário dos eventos do gênero, especialmente para os grupos teatrais de diversas regiões brasileiras.

SELEÇÃO - Os espetáculos adultos selecionados para o 40º Fenata são: Pois é, vizinha ... (Companhia de Solos & Bem Acompanhados – Porto Alegre – RS); O malefício da mariposa (Ave Lola Espaço de Criação – Curitiba – PR); Sessenta Minutos para o Fim (Garagem 21 – São Paulo – SP); Portela, patrão, Mário, motorista” (Boa Companhia - Campinas – SP); “O amor de Dom Perlimplim com Belisa em seu jardim (Cia Ser ou Não Cena de Teatro – Rio de Janeiro – RJ); Deus e o Diabo na Terra do Sol (Cia Provisória – Rio de Janeiro – RJ); e Quem é o rei? (Do Palhaço Tenorino – GPT – Rio Branco – AC).

Para a suplência no adulto, o festival registra O Evangelho segundo dona Zena (NEPAA – Núcleo de Estudos de Performances Agro-Amaríndias (Rio de Janeiro – RJ); A igreja do diabo (Cia Teatral Boccaccione – Ribeirão Preto – SP); Rigobello, o inspetor geral (De Experimentação Cênica da Scar – Jaraguá do Suç – SC); e Roliúde (João Ricardo de Oliveira – Rio de Janeiro – RJ).

As crianças têm os espetáculos Dois cavalheiros de Verona (Projeto Shakespeare – Blumenau – SC); No reino da gataria (Cia Atores in Cena – Rio de Janeiro – RJ); O que podemos contar (Trupe do Experimento – Rio de Janeiro – RJ); Cabeça de vento (Pandorga Cia de Teatro – Rio de Janeiro – RJ). O feitiço (Autônomos de Teatro – Uberlândia – MG); e Lili reinventa Quintana (Téspis Cia de Teatro – Itajaí – SC). As peças suplentes para crianças são Vagor & Bella vita (MU Teatro Mambembe – Londrina – PR); Conversas inversas histórias diversas (Milongas – Rio de Janeiro – RJ); e o Conto da Ilha Desconhecida (6 Marias e Meia – Rio de Janeiro – RJ).

O Calçadão da Rua Coronel Cláudio vai receber as peças Remendo Remendó (A Outra Companhia de Teatro – Salvador – BA); É o povo que sustenta o Brasil (Arte da Comédia – Curitiba – PR); Minha alma é nada depois dessa história (Os Ciclomáticos Cia de Teatro – Rio de Janeiro – RJ); Ubu Rei (Cia Teatral Boccaccione (Ribeirão Preto – SP); Júlia (Cirquinho do Revirado – Criciúma – SC); e Taiô (Companhia do Miolo – São Paulo – SP). Na suplência estão Amor por anexins (Dionisos Teatro - Joinville – SC); e Romeu e Julieta: o encontro de Shakespeare e a cultura popular (Instituto Garajal de Arte e Cultura Popular - Maracanaú – CE).

Para o ‘Às dez em cena’ foram selecionados Espelunca (Milongas – Rio de Janeiro – RJ); O incrível ladrão de calcinhas (Trip Teatro de Animação – Rio do Sul – SC); Yolanda cala boca (Cia de Theatro Casa das fases – Londrina – PR); Penélope Vergueiro (Penélope Cia de Teatro (São Paulo – SP); e Anáguas (Companhia Oxente – João Pessoa – PB). A suplência registra Sala, quarto, cozinha, banheiro e outros lugares menos cômodos (Grupo Cia Teatro Porão – Rio de Janeiro – RJ); e Façanhas de Aristão, o desafortunado (Grupo de Teatro Noscego – Carazinho – RS). O espaço para espetáculos de Bonecos/Animação para crianças selecionou a peça O sítio dos objetos (Mariza Basso Formas Animadas – Bauru – SP).