Universidades estaduais continuam entre as melhores do país segundo o MEC 23/12/2014 - 14:20

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação, divulgou na última semana o resultado da avaliação da Educação Superior a partir do Índice Geral de Cursos (IGC), do Conceito Enade e do CPC (Conceito Preliminar de Curso) de 2013. Estes indicadores são utilizados para acompanhar o desempenho do ensino superior brasileiro.

Ao todo, o MEC avaliou no ano passado 2020 instituições, que receberam conceito de 1 a 5 – notas 1 e 2 são consideradas insatisfatórias. Do total analisado, apenas 25 (1,23%) receberam nota máxima.

Entre as universidades avaliadas por meio do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), cinco universidades que compõem o sistema de ensino superior público do estado do Paraná mantêm-se entre as 50 universidades com melhor desempenho na avaliação.

A primeira colocada entre as Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES), é a Universidade Estadual de Londrina (UEL) com IGC Contínuo 3,64 (conceito 4). Depois vem a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) com 3,58 (conceito 4); Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) com 3,51 (conceito 4), a Universidade Estadual Maringá (UEM) 3,47 (conceito 4); e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) com 3,34 (conceito 4).

“O bom desempenho das universidades estaduais públicas em diversos processos de avaliação, reflete os investimentos e o empenho do governo estadual, associado à dedicação dos docentes e agentes universitários, na busca da excelência no ensino superior”, destacou o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes.

O IGC é uma das medidas usadas pelo Inep para avaliar cursos de graduação e de pós-graduação em instituições de educação superior públicas e privadas. Trata-se de um indicador de qualidade que considera o desempenho dos cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado). Ele é calculado anualmente e considera, por exemplo, a média dos últimos CPCs dos cursos avaliados. O CPC considera o rendimento dos estudantes, a infraestrutura da instituição, organização didático-pedagógica e o corpo docente.

A escala do IGC vai de 1 a 5 - para o ministério as instituições que atingirem níveis iguais ou superiores a 3 indicam qualidade satisfatória. As instituições que obtiverem notas 1 e 2 ficam sob supervisão do MEC. Caso não consigam sanar as deficiências, elas podem ter que diminuir o número de vagas oferecidas ou, em último caso, ter suspenso o recredenciamento de seus cursos.

ENADE - O Conceito do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) é o principal indicador do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), realizado por estudantes concluintes e é divulgado anualmente. O CPC é calculado no ano seguinte ao Enade e tem como base a avaliação de desempenho de estudantes, formação do corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos.

Em 2013, o CPC apresentou desempenho satisfatório (3, 4 e 5) para 88,36% dos cursos avaliados. A maioria das notas 4 e 5 foram apresentadas por cursos de instituições públicas: 52,53% receberam conceito 4 e 4,44%, conceito 5. Nas privadas, o percentual de cursos com nota 4 foi de 28,07% e de 2% com conceito 5.

Os cursos de Medicina e Farmácia da Universidade Estadual de Londrina (UEL) conquistaram conceito 5 no último Enade. Ao todo foram avaliados 10 cursos da universidade, sendo que oito alcançaram conceito 4 - Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Odontologia e Zootecnia. Já o curso de Serviço Social ficou com conceito 2.

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) teve nove cursos avaliados e quatro conquistaram o conceito máximo 5 - Medicina, Farmácia, Serviço Social e Fisioterapia. Os cursos Odontologia, Agronomia, Enfermagem e Educação Física registraram o conceito 4 e Zootecnia o conceito 3.

Entre os cursos da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) avaliados pelo Inep em 2013, destacam-se os cursos de Agronomia e de Farmácia, que obtiveram conceito 5 no Enade. Agronomia repetiu desempenho de anos anteriores obtendo conceito 5 também no CPC. Farmácia ficou com nota 4 no CPC. Os cursos de Educação Física (bacharelado), Enfermagem, Odontologia e Zootecnia conquistaram conceito 4 no Enade e CPC. Serviço Social obteve conceito 3 no Enade, e 4 no CPC.

Nove cursos da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), distribuídos nos campi universitários em Guarapuava e Irati, foram avaliados. O destaque é para os cursos de Farmácia e Enfermagem que alcançaram o conceito 5, nota máxima. A maioria dos cursos  obtiveram notas 3 e 4, consideradas acima da média para prestação de serviços de educação, com exceção do curso de Nutrição, que foi avaliado com conceito 2.

Nesta edição, o curso de Fisioterapia, ofertado no campus Cedeteg, recebeu classificação “sem conceito” (SC), isso ocorre quando não há estudante (ingressante ou concluinte) selecionado na amostra que participou efetivamente do Enade.

O curso de Medicina da Universidade Estadual de Maringá (UEM) também se destaca pois conquistou o conceito 5. Medicina Veterinária, Odontologia, Agronomia, Zootecnia, Enfermagem e Farmácia, o conceito 4 e o curso de Educação Física, o conceito 3.

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp) teve cinco cursos avaliados nesta edição do Enade. Medicina Veterinária e Fisioterapia conquistaram conceito 4, desempenho superior à avaliação anterior. Agronomia, Enfermagem e Educação Física obtiveram o conceito 3.

Os cursos de Enfermagem do campus de Paranavaí, e Serviço Social do campus Apucarana da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) conquistaram o conceito 4 no Enade/2013.

O objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação do país. Além da prova, também são instrumentos de avaliação do exame o questionário de impressões dos estudantes sobre a prova, o questionário do estudante e o questionário do coordenador do curso. Fazem o exame, estudantes do último ano dos cursos previamente selecionados pelo MEC, que se repetem a cada três anos.

O foco do exame são as competências e habilidades necessárias para a formação geral e profissional, além do nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial. Em 2013 foram avaliados cursos que conferem diploma de bacharel nas seguintes áreas: Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social e Zootecnia; que conferem diploma de tecnólogo em: Agronegócio, Gestão Hospitalar, Gestão Ambiental e Radiologia.