Universidades estaduais oferecem quase 4 mil vagas pelo Sisu 19/01/2015 - 16:20

O Ministério da Educação (MEC) abriu, nesta segunda-feira (19), as inscrições para primeira edição de 2015 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O sistema usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014, disponibilizadas na última terça-feira (13), para fazer a seleção para as vagas. No total, 128 instituições públicas de educação superior do país aderiram ao Sisu, entre elas a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e Universidade Estadual do Paraná (Unespar), que aderem ao sistema pelo primeiro ano, além das Universidades Estaduais do Oeste do Paraná (Unioeste) e do Norte do Paraná (UENP), que juntas oferecem 3.941 vagas em 146 cursos.

Tanto a Unioeste, primeira entre as estaduais a aderir ao Sisu, quanto a Unicentro e a Unespar, que aderem pela primeira vez, reservaram 50% das vagas. A UENP oferece 10% de suas vagas em cursos de graduação.

O reitor da Unespar, Antônio Carlos Aleixo, destacou a importância da adesão ao programa federal como mais uma oportunidade de ingresso tanto para os estudantes das regiões em que a universidade está sediada quanto de outros estados. “Nossa instituição é a maior formadora de professores do estado, com 38 cursos de licenciatura, um grande diferencial na geração de emprego e renda para as regiões em que estamos sediados. A adesão ao Sisu somada a outros investimentos, contribui para angariarmos recursos para que possamos intensificar nossas atividades de permanência estudantil”, enfatizou.

O prazo para inscrição no Sisu vai até as 22h59 desta quinta-feira (22). O resultado da primeira chamada regular será divulgado no dia 26 de janeiro. Em todo o país estão sendo ofertadas 205.514 vagas em 5.631 cursos. Para concorrer, o estudante precisa acessar o site sisu.mec.gov.br e informar o número de inscrição e a senha usados no Enem. Quem não lembra a senha pode solicitá-la no site do Enem.

Quem não for aprovado no curso em que se inscreveu pode demonstrar interesse na lista de espera do dia 26 ao dia 6 de fevereiro. Esses candidatos aguardam possíveis vagas remanescentes após o período de matrícula. A partir do dia 11 de fevereiro, as instituições de ensino superior começam a convocar candidatos da lista de espera.

Notas de corte

Durante o período de inscrição, uma vez por dia, o Sisu calcula a nota de corte (menor nota para ser aprovado) para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência. Do dia 19 ao dia 22, o candidato pode mudar suas escolhas a qualquer momento.