XI Vestibular para Povos Indígenas será em dezembro 17/03/2011 - 11:12

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), professor Alípio Leal, recebeu, nesta quarta-feira (16), o presidente do Vestibular dos Povos Indígenas de 2011, professor José Roberto de Vasconcelos Galdino, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Além dele, a coordenadora de ensino superior da Seti, Sueli Édi Rufine.
A realização do XI Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná, previsto para o mês de dezembro, foi um dos assuntos tratados durante a reunião. Organizado pela Comissão Universidade para os Índios (Cuia) e, este ano, pela Comissão Permanente de Seleção da UEPG, o vestibular é ofertado pelas Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) desde 2001.
A reserva de vagas para estudantes indígenas foi regulamentada pela Lei nº 13.134 de 18 de abril de 2001, que determina o ingresso de alunos integrantes de sociedades indígenas paranaenses nas IEES. Em cada concurso são disponibilizadas seis vagas.
Além do vestibular, também foi discutida a realização do III Encontro de Educação Superior Indígena. O evento, que dispõe de recursos da Seti, contará com a presença de profissionais ligados ao tema, estudantes que terão a oportunidade de apresentar seus trabalhos, além de mesas redondas e atividades culturais envolvendo música e poesia.
De acordo com o secretário Alípio, o incentivo para a divulgação de conhecimento, educação e cultura é sempre valioso. “A troca de experiências que acontece durante os encontros possibilita o aprendizado, a discussão e a avaliação do ingresso e permanência dos indígenas no ensino superior”, explica.
A formação dos professores que atuam na educação indígena foi um outro ponto abordado na reunião. A princípio, membros da Cuia estudam a possibilidade de uma parceria entre a Secretaria Estadual de Educação (Seed), a Seti e as Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) para a oferta de um curso, em módulos, para os profissionais. Atualmente, vivem no Paraná 37 mil índios estando 14 mil em aldeias.
Encontro – O evento, que será realizado na UFPR Litoral, em Matinhos, ainda não tem data definida, porém, é provável que ocorra no mês de maio.
Organizado pela Cuia, o evento tem como meta aprofundar as questões de Educação Superior Indígena através de debates e exposições, e favorecer a socialização e reflexão interdisciplinar de diferentes temáticas relacionadas à cultura, educação e ensino superior indígena. O encontro tem o apoio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
A proposta é destinada a estudantes indígenas e não-indígenas de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores de nível superior e de pós-graduação, membros da Cuia e demais interessados.