Novos integrantes do Conselho de Distribuição de Cadáveres tomam posse na Seti 17/10/2019 - 15:24

Quatorze conselheiros do Conselho Estadual de Distribuição de Cadáveres (CEDC) tomaram posse em reunião realizada, na última terça-feira (15) na Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

Os indicados pertencem ao corpo docente das Universidades Estaduais de Maringá (UEM), de Ponta Grossa (UEPG), do Centro-Oeste (Unicentro), do Oeste do Parana (Unioeste), do Norte do Paraná (UENP), da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Faculdade Evangélica do Paraná (FEPAR). O Conselho é composto por 7 representantes titulares e 7 suplentes.

O CEDC atua na distribuição de corpos, destinados às instituições de ensino superior do Paraná com a finalidade de desenvolver estudos e pesquisas. Em 2019, o conselho completa 10 anos de existência e, atualmente, conta com 32 universidades cadastradas.

A doação de corpos para pesquisas contribui para a melhoria na formação técnica dos profissionais da saúde e possibilita a compreensão das variações anatômicas das estruturas e órgãos que formam o corpo humano. Outra ação do conselho é contribuir para técnicas cirúrgicas mais eficientes e menos invasivas e o desenvolvimento de novas pesquisas médico-científicas.

Processo de doação

Após a doação ser realizada, o corpo é encaminhado a primeira instituição de ensino superior da lista de distribuição. O corpo, então, é submetido a técnicas adequadas de preparo e conservação, para que seja utilizado dignamente e da melhor forma possível em atividades de estudo e pesquisa.

No momento do óbito, a família contata o CEDC ou a IES receptora para que seja providenciado o translado do corpo após o velório. O corpo não poderá ser doado se o óbito resultar de morte violenta ou de suicídio.

Para mais informações sobre o conselho e o processo de doação de corpos clique aqui.