Ação universitária: Operação Rondon de 2024 será na região Centro-Sul do Paraná

08/04/2024
Promover atividades de extensão universitária nas áreas de saúde, cultura e inclusão social. Esse é o objetivo da Operação Rondon Paraná, promovida pelo Governo do Estado, por meio das sete universidades estaduais. A edição de 2024, prevista para o mês de julho, foi lançada no fim desta sexta-feira, em Guarapuava, no Centro-Sul, região escolhida para receber as ações de aproximadamente 200 voluntários, também chamados de rondonistas, entre estudantes, professores, e profissionais da carreira técnica universitária. O intuito é contribuir para o desenvolvimento sustentável e propor soluções para demandas e desafios das comunidades locais e regionais, principalmente em localidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano. O evento de lançamento reuniu prefeitos, vice-prefeitos e gestores públicos, que conheceram um pouco mais sobre os benefícios da Operação Rondon Paraná para os municípios.
Neste ano, as ações extensionistas da operação serão realizadas em até 14 cidades num grupo de 18 pré-selecionadas. Após a reunião, a próxima etapa será a adesão dos municípios interessados, até 12 de abril.
Coordenada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a iniciativa é inspirada no Projeto Rondon, do Ministério da Defesa. Na prática, a operação é uma oportunidade para que professores e estudantes universitários conheçam as realidades das comunidades e contribuam para a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar da população. A programação vai abranger oficinas, palestras e atividades em várias temáticas, como cultura, direitos humanos, educação, saúde, tecnologia, meio ambiente e trabalho. Segundo o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, essa ação demonstra o papel da universidade de aproximar a comunidade da academia de forma útil e que traga bons frutos para todos. // SONORA ALDO BONA //

Para o vice-prefeito de Prudentópolis, Evaldo Hofmann Junior, a operação tem um papel importante para a promoção de cidadania e desenvolvimento sustentável. // SONORA EVALDO HOFMANN JUNIOR//

O Governo do Paraná tem investido cada vez mais no fortalecimento dos projetos voltados para a extensão universitária. Na terça-feira foram destinados 9 milhões e 700 mil reais ao fomento de projetos desenvolvidos nas sete universidades estaduais. (Reportagem: Pablo Aqsenen | Narração: Nathália Gonçalves)