Alunos de universidades estaduais podem se inscrever em disciplinas de pós na UFPR

20/02/2024
Estudantes e professores de cursos de pós-graduação das universidades estaduais de Maringá, de Ponta Grossa e do Oeste do Paraná podem se inscrever em disciplinas transversais promovidas pela UFPR, Universidade Federal do Paraná. Os cursos irão abordar temas pertinentes a diferentes áreas do conhecimento e devem ser ofertados exclusivamente na modalidade remota. As matrículas seguem abertas até 4 de março. O projeto é coordenado pela UFPR, com apoio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e desenvolvido em parceria com mais oito instituições públicas paranaenses, incluindo as demais universidades estaduais. As disciplinas contam com professores colaboradores e convidados dessas e de outras instituições de ensino, com o objetivo de favorecer a integração e a troca de experiências entre os diversos programas de pesquisa. Atualmente, a iniciativa é composta por nove disciplinas distribuídas nos dois semestres letivos. No primeiro semestre são ofertadas as disciplinas de Metodologia de Pesquisa Científica, Métodos Estatísticos em Pesquisa Científica, Inovação e Empreendedorismo e Divulgação Científica e Popularização da Ciência. Devem ser abordados pelas disciplinas questões fundamentais da pesquisa científica, técnicas e critérios para a produção de trabalhos acadêmicos, noções de estatística, entre outros conteúdos. Acadêmicos vinculados à UEM, à UEPG e à Unioeste devem entrar em contato com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação de cada universidade e solicitar a matrícula na disciplina. As aulas vão ser ministradas ao vivo, de forma síncrona, com registro de presença em plataforma da UFPR. A equivalência dos créditos das disciplinas não ocorre automaticamente. É necessário que o estudante solicite o aproveitamento, podendo ser utilizado para equivaler uma disciplina da grade convencional, a critério do colegiado do programa de pesquisa. Mais detalhes em www.aen.pr.gov.br. (Reportagem: Allan Carneiro | Narração: Felippe Salles)