COM 10 MIL ALUNOS MATRICULADOS, UNESPAR COMPLETA UMA DÉCADA COMO INSTITUIÇÃO NO PARANÁ

06/12/2023
A Unespar, Universidade Estadual do Paraná, completou uma década do credenciamento institucional, sendo a mais recente das sete universidades ligadas ao Governo do Estado. Criada em 2001, a instituição de ensino superior foi credenciada em dezembro de 2013, a partir da junção de sete faculdades estaduais centenárias. Para comemorar a data, a Unespar realizou nesta semana uma cerimônia em Paranavaí, no Noroeste, onde está a sede da Reitoria. O evento reuniu gestores, professores, estudantes e autoridades. A reitora da Unespar, Salete Machado Sirino, destacou o compromisso institucional com a formação de cidadãos e a transformação da sociedade.// SONORA SALETE MACHADO SIRINO.//

Entre 2013 e 2023, ingressaram na instituição 30 mil 656 estudantes em cursos de bacharelado, licenciatura e tecnologia. Nesse período, a universidade formou 13 mil 692 profissionais e se consolidou como uma referência acadêmica na modalidade de licenciatura, somando 38 cursos de graduação nessa categoria de ensino superior, em diferentes áreas do conhecimento. Atualmente, são 10 mil alunos matriculados em 78 cursos de nível superior ofertados pela Unespar. Os cursos são oferecidosem sete câmpus, localizados em Paranavaí; Curitiba; Apucarana; Campo Mourão; Paranaguá; e União da Vitória. Além dos câmpus, a Academia Policial Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, está vinculada como unidade especial da instituição. Em julho deste ano, a instituição conquistou o primeiro curso de doutorado, no Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História, em Campo Mourão. O curso foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, ligada ao Ministério da Educação. Em outubro deste ano, a Unespar empossou 58 professores e 40 profissionais da carreira técnica-administrativa de nível médio e superior para reforçar as ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pela instituição. Outros 36 agentes universitários foram integrados entre 2022 e 2023 ao quadro de servidores da Unespar para atuação nos câmpus e na Reitoria. Todos os detalhes sobre a Unespar você confere no site www.aen.pr.gov.br. (Reportagem: Cristiano Sousa e Pablo Aqsenen| Narração: Felippe Salles)