Confira o calendário acadêmico das universidades estaduais do Paraná para 2024

23/01/2024
As universidades estaduais de Londrina, UEL, Maringá, UEM, e do Centro-Oeste, Unicentro, retomaram as atividades acadêmicas neste mês de janeiro, reunindo aproximadamente 41 mil estudantes do ensino superior. As instituições de ensino superior seguem com atividades e aulas do ano letivo de 2023 e estão em processo de regularização do ano acadêmico com o ano civil. Com a pandemia, as universidades suspenderam as atividades práticas desenvolvidas nas disciplinas, o que provocou alterações nos calendários. Na UEL, as disciplinas previstas para o 2º semestre de 2023 começaram na segunda-feira. Na Unicentro, as aulas também foram retomadas na segunda-feira com a continuidade do segundo semestre de 2023, que encerra no dia 15 de março. Na UEM, as aulas começaram em 8 de janeiro e seguem até 4 de abril, data em que encerram as atividades do ano letivo 2023. Em 1º de fevereiro as universidades estaduais do Oeste do Paraná, Unioeste, do Norte do Paraná, UENP, e a do Paraná, Unespar, iniciam as aulas. A UEPG foi a primeira universidade estadual que readequou as atividades acadêmicas e encerrou o ano letivo de 2023 em dezembro do mesmo ano. O ano letivo de 2024 terá início em 19 de fevereiro. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional determina que na educação superior o ano letivo deve ter, no mínimo, 200 dias de trabalho acadêmico efetivo. O Sistema de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná é formado por sete universidades estaduais, com câmpus localizados em todas as regiões do Estado. (Reportagem: Mônica Iurk | Narração: Victor Luís)