Em parceria com o Estado, Japão apresenta oportunidades de intercâmbio para estudantes

29/04/2022
Com o objetivo de promover as modalidades de bolsas de estudos para intercâmbio no Japão, o Governo do Estado realizou um evento online, em parceria com o Consulado Geral do Japão em Curitiba, com o intuito de contribuir para o crescimento pessoal e profissional dos estudantes universitários, com foco no desenvolvimento socioeconômico, a partir do ingresso dos jovens no mercado de trabalho local, depois que retornarem do país asiático. Anualmente, o Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciências e Tecnologia do governo japonês oferta bolsas de graduação e pós-graduação, para diferentes áreas do conhecimento. As modalidades de bolsas são para pós-graduação; graduação; técnico superior; curso profissionalizante; treinamento para professores; cultura e língua japonesa e cultura e língua japonesa para descendentes de japoneses. O valor mensal da bolsa integral varia de 117 mil a 145 mil ienes, que na cotação atual da moeda brasileira seria entre 4 mil e 500 reais e 5 mil e 500 reais, a depender da modalidade. O governo japonês também arca com os custos de passagem aérea de ida e volta, curso de língua japonesa, quando necessário, e isenção de taxas de matrícula e mensalidades em instituições de ensino superior. Além da nacionalidade brasileira e escolaridade correspondente a cada modalidade de bolsa, os candidatos devem demonstrar interesse pela cultura e língua japonesa e conhecimento da língua japonesa ou inglesa. O processo de seleção dura até quatro meses. A primeira fase envolve a avaliação da documentação, prova escrita e entrevista. Os estudantes que residem no Paraná e em Santa Catarina podem se inscrever em Curitiba. O Plantão do Consulado do Japão em Curitiba para consulta de bolsas vai até 27 de maio da uma e meia às cinco horas da tarde. Nos dias 6 e 20 de maio, o atendimento acontece das 9 da manhã ao meio-dia. O Consulado fica na rua Marechal Deodoro, 630, no Centro de Curitiba. Outras informações podem ser acessadas no site www.aen.pr.gov.br . (Reportagem: Sandra Denicievicz. Narração: Wyllian Soppa)