Governo seleciona 220 profissionais para residência técnica na área ambiental

03/03/2023
Profissionais recém-formados em diferentes áreas podem se inscrever até a quarta-feira que vem no programa de Residência Técnica, Restec, em Engenharia e Gestão Ambiental do Governo do Estado. Ao todo, são 220 vagas, sendo 124 para Curitiba. Os selecionados desenvolvem atividades práticas por dois anos nos escritórios regionais do IAT, na Capital e em 20 municípios do interior. A inscrição é exclusiva pela internet e a taxa custa 150 reais. A iniciativa é uma parceria da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior com a do Desenvolvimento Sustentável. O programa contempla um curso de pós-graduação em nível de especialização em Engenharia e Gestão Ambiental, ofertado pela UEPG, em ensino a distância. O início das atividades está previsto para abril. Os residentes recebem mensalmente uma bolsa-auxílio de 2.375 reais, mais auxílio transporte de 220. Os bolsistas contam ainda com um seguro contra acidentes, para o exercício das atividades práticas durante o programa. A carga prevista é de 30 horas semanais para as atividades práticas no IAT, de segunda a sexta-feira; e 500 para as teóricas do curso de especialização. Entre os requisitos para concorrer, os candidatos devem ter concluído curso de graduação há no máximo três anos, nas respectivas áreas. Os selecionados não podem ter vínculo de emprego, nem receber bolsa subsidiada com recursos do Tesouro Estadual. A prova será aplicada no dia 2 de abril, nas cidades de Curitiba, Cascavel, Guarapuava, Londrina, Maringá e Ponta Grossa, conforme escolha dos candidatos no momento da inscrição. O programa Restec em Engenharia e Gestão Ambiental ainda contempla 20 vagas exclusivas para empregados e servidores públicos estaduais no curso de especialização. As inscrições para esse público seguem abertas até três de abril. (Reportagem: Cristiano Sousa. Narração: Gustavo Vaz)