Inscrições para o vestibular dos povos indígenas do Paraná seguem até dia 30

19/04/2022
As inscrições para a 21ª edição do Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná estão abertas até o último sábado do mês, dia 30. Neste ano, são ofertadas 52 vagas suplementares para ingresso nos cursos de graduação das sete universidades estaduais e da Universidade Federal do Paraná, para ingresso no ano letivo de 2022. Para concorrer às vagas nas universidades estaduais é preciso ser reconhecido como indígena, por meio de documento comprobatório assinado pelo cacique da comunidade ou, caso o candidato opte pela inscrição na Universidade Federal, por um representante da Funai. Além disso, para participar da seletiva é necessário ter concluído o Ensino Médio e não possuir diploma de curso superior. Após a classificação, os aprovados podem escolher o curso no qual vai se matricular. A inscrição pode ser feita eletronicamente, por meio de correspondência ou pessoalmente. Na candidatura pela internet, o estudante deve preencher o formulário disponível no site www.unespar.edu.br e anexar os documentos solicitados. Se o candidato optar pela inscrição manual, é necessário preencher os documentos e enviar pelos Correios ou entregar pessoalmente nas secretarias acadêmicas. O endereço de cada uma está disponível no edital. As provas acontecem nos dias 12 e 13 de junho, nas cidades de Curitiba, Londrina, Manoel Ribas, Nova Laranjeiras e Mangueirinha. O resultado está previsto para o dia 1º de julho. O Paraná é o único estado que possui o vestibular indígena como política estadual, com a reserva de vagas suplementares para indígenas ingressarem no Sistema de Ensino Superior Público por meio de Lei Estadual. Atualmente, 265 estudantes indígenas estão matriculados em cursos de graduação nas universidades estaduais e na Universidade Federal. Até o ano passado, se formaram 166 indígenas. O vestibular é realizado anualmente pelas universidades, que se revezam na organização e aplicação das provas. Neste ano, a Unespar, Universidade Estadual do Paraná é a responsável por organizar o concurso em parceria com as universidades estaduais de Maringá, de Londrina, de Ponta Grossa, do Norte do Paraná, do Oeste do Paraná, do Centro-Oeste, Universidade Federal do Paraná e Comissão Universidade para os Índios, vinculada a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. (Reportagem: Sandra Denicievicz. Narração: Felippe Salles)