Investimento de R$ 8,8 milhões do Estado viabiliza centro de ciência da Unespar no Noroeste

26/01/2026
O Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, destinou oito milhões e 800 mil reais para a construção de uma nova unidade acadêmica da Unespar, em Paranavaí, na região Noroeste. Denominado de Centro de Excelência em Gestão Universitária de Ciência, Tecnologia e Inovação, as obras começaram nesta segunda-feira, com previsão de conclusão para o primeiro semestre de 2027. Os recursos são do Fundo Paraná de fomento científico e tecnológico. Segundo o projeto, a edificação terá aproximadamente três mil metros quadrados. O objetivo é concentrar, em um ambiente moderno e colaborativo, setores essenciais para o ecossistema de inovação, cujas atividades, atualmente, estão dispersas em diferentes espaços. A estrutura vai abrigar núcleos de gestão de projetos de pesquisa e inovação; ambientes de apoio a grupos de pesquisa e laboratórios; espaços para incubação de startups e empresas juniores; e setores dedicados à coordenação de programas de extensão tecnológica e à formação em gestão da inovação e empreendedorismo científico.
Para a reitora da Unespar, Salete Paulina Machado Sirino, a obra resolve uma demanda histórica e estrutura o futuro da instituição. // SONORA SALENE PAULINA MACHADO SIRINO //

A nova estrutura será implantada em um terreno doado pela Prefeitura de Paranavaí em 2019, nas proximidades do câmpus da Unespar no município. Além do ecossistema de inovação, a edificação vai servir como sede administrativa da universidade, abrigando o gabinete da reitoria. O projeto arquitetônico prioriza a sustentabilidade e será um exemplo de eficiência ambiental, incorporando sistemas de reutilização de água da chuva e geração de energia solar. Entre as instalações planejadas, está um auditório com capacidade para 100 pessoas, destinado a eventos institucionais e acadêmicos, uma ampla área de estacionamento para diferentes tipos de veículos e quatro acessos distintos. (Reportagem: Cristiano Sousa | Narração: Gustavo Vaz)