Paraná discute aspectos da regulamentação da Lei Estadual de Inovação

22/09/2021
O Governo do Estado reuniu nesta quarta-feira representantes do ecossistema de inovação paranaense para discutir o decreto de regulamentação da Lei Estadual de Inovação. Juntos, a lei e o decreto regulamentador formam o Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação do Paraná, um conjunto de iniciativas para estimular a cultura empreendedora. Sancionada em abril deste ano pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, a nova Lei de Inovação cria medidas de incentivo à pesquisa científica e tecnológica, fomentando políticas públicas de desenvolvimento econômico, social e sustentável. O objetivo é promover ações em segmentos estratégicos, priorizando as regiões com menor Índice de Desenvolvimento Humano. Para o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, é importante promover uma discussão ampla, com a fundamentação legal do sistema de inovação paranaense.// SONORA ALDO NELSON BONA.// Ele destaca a parceria estratégica para a articulação e o desenvolvimento de projetos e políticas no âmbito do Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Paraná.// SONORA ALDO NELSON BONA.// Reunindo cerca de 200 pessoas de diferentes organizações institucionais e empresariais, os participantes se dividiram em grupos de trabalho para discutir e validar os principais itens da regulamentação, que vai aprimorar os critérios de elegibilidade para o acesso de startups a mecanismos de apoio. Assim, as empresas emergentes vão poder usar as infraestruturas de instituições de pesquisa científica e tecnológica para superar os primeiros desafios. O Estado tem mais de mil startups e quase 5 mil empresas trabalhando com inovação, além de sete universidades estaduais e uma federal, alimentando diariamente as cidades e pequenos negócios com inovação. É o segundo estado em cidades inteligentes, em um mercado que movimenta bilhões todos os anos. Para ampliar e unificar o ecossistema de inovação, o Paraná também lançou o Pacto pela Inovação, que está percorrendo diferentes regiões para divulgar ações, ligar soluções a demandas e amplificar o ambiente de negócios, fazendo com que o Poder Público possa se abrir a iniciativas inovadoras. De acordo com o superintendente-geral de Inovação do Estado, Marcelo Rangel, uma das ideias é abrir os projetos ao Poder Público, nas esferas estadual e municipal. Rangel também lembra que além de novas ideias, a inovação também gera emprego e renda.// SONORA MARCELO RANGEL.// Mais informações sobre a Lei Estadual de Inovação e o Pacto pela Inovação, acesse o site www.aen.pr.gov.br (Reportagem: Cristiano Sousa. Narração: Felippe Salles)