UENP lança estudo para orientar políticas públicas em 18 municípios do Norte do Paraná

04/11/2026
A UENP, Universidade Estadual do Norte do Paraná, lançou nesta quarta-feira o livro Atlas de Vulnerabilidade Socioambiental da Região Geográfica Imediata de Cornélio Procópio-Bandeirantes. O projeto, que traça um diagnóstico da realidade socioambiental de 18 municípios paranaenses, reúne 51 indicadores sociais, econômicos e ambientais em linguagem didática. A publicação pode ser acessada gratuitamente no site da Editora UENP. A iniciativa foi financiada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, com recursos do Fundo Paraná. Produzida por professores do curso de Geografia do campus da UENP de Cornélio Procópio, a obra consiste em um estudo detalhado que sistematiza dados sobre meio ambiente, saneamento básico, educação, saúde, segurança pública, emprego e renda, entre outros aspectos.

O atlas é resultado de dois anos de trabalho que integraram pesquisa, ensino e extensão. Teve colaboração de grupos de pesquisa voltados ao estudo de pequenas cidades, segurança alimentar e análise de riscos ambientais. O levantamento também faz parte de um projeto mais amplo, que utiliza geotecnologias, como drones equipados com câmeras, para capturar imagens aéreas e mapear riscos e vulnerabilidades socioambientais na região.

Para assegurar a precisão das análises, os indicadores foram organizados a partir de dados oficiais e convertidos em dados relativos. Juntos, os 18 municípios avaliados somam um território de cerca de 6 mil quilômetros quadrados e 174 mil habitantes. A versão impressa do livro será publicada em 2027 e distribuída às prefeituras para apoiar o planejamento local e regional. (Reportagem: Cristiano Sousa | Narração: Gabriel Ramos)